Publicidade
Médico fala sobre Insuficiência hepática
Médico fala sobre Insuficiência hepática – Unsplash/julien Tromeur

A Europa e os Estados Unidos enfrentam uma misteriosa onda de hepatite aguda em crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Reino Unido concentra quadros da doença, com 114 casos. Ao todo, são 169 registros de hepatite na faixa de um mês até 16 anos, em que, no continente europeu, 10% dos diagnosticados precisaram realizar até mesmo transplante de fígado.

Publicidade

Autoridades de saúde investigam o que pode ter levado à onda de hepatite. Os tipos mais comuns, conforme a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), são A, B e C. No entanto, nenhuma dessas formas da enfermidade de inflamação no fígado foram diagnosticadas, nem mesmo os tipos D e E.

O QUE PODE ESTAR RELACIONADO COM OS CASOS DE HEPATITE EM CRIANÇAS?

A resposta dessa pergunta é o que pesquisadores vêm ansiando. Inclusive, nesse contexto, uma morte já foi notificada. No entanto, cientistas suspeitam de um adenovírus como a causa do surto, pois, conforme a OMS, o agente infeccioso foi detectado em pelo menos 74 diagnósticos. Ainda, a entidade destacou que no Reino Unido e na Holanda houve um crescimento da circulação de adenovírus.

“O Reino Unido, onde a maioria dos casos foi relatada até o momento, observou recentemente um aumento significativo nas infecções por adenovírus na comunidade (particularmente detectada em amostras fecais em crianças) após baixos níveis de circulação no início da pandemia de covid-19”, comunicou a OMS.

Ainda não há nada conclusivo. As investigações continuam de maneira urgente pois, conforme Susan Hopkins à BBC, “transplantes nessa faixa etária são extremamente raros, por isso, estamos preocupados e queremos entender por que isso está acontecendo e o que mais podemos fazer”.

Publicidade

+++ Surto de hepatite em crianças é considerado inédito e preocupa autoridades de saúde

+++ Vacina vencida de hepatite B é aplicada em 44 bebês em hospital de Sorocaba

O QUE É ADENOVÍRUS?

Conforme o Hospital Infantil Sabará, adenovírus é um grupo que provoca doenças respiratórias, desde resfriados até bronquite e pneumonia. A OMS destaca que os patógenos costumam causar infecções autolimitadas. “Eles se espalham de pessoa para pessoa e mais comumente causam doenças respiratórias, mas dependendo do tipo, também podem causar outras doenças, como gastroenterite (inflamação do estômago ou intestino), conjuntivite (olho rosa) e cistite, explicou a entidade.

Publicidade