Cozinha: confira algumas práticas inadequadas e que fazem mal à saúde na hora de higienizar alimentos, conforme pesquisa da USP

Práticas inadequadas na cozinha podem levar a casos e mortes por doenças transmitidas por alimentos (DTA)

Práticas inadequadas na cozinha – Freepik/freepik

Lavar a carne na pia, higienizar verduras apenas com água corrente e descongelar alimentos em algum cantinho da cozinha, em temperatura ambiente: esses são alguns hábitos que muitas pessoas possuem na hora de preparar uma comida ou guardá-la. Porém, essas práticas são consideradas inadequadas e perigosas para a saúde, podendo levar a casos e mortes por doenças transmitidas por alimentos (DTA), como aponta um estudo feito pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP). 

Publicidade

A pesquisa foi feita com 5 mil brasileiros, e quando se trata do hábito de lavar carne na pia, cerca de 46% dos entrevistados afirmaram possuir essa prática no dia a dia. Já a lavagem de verduras apenas em água corrente correspondeu a 31,3% dos participantes, e 39,5% das pessoas descongelam alimentos em temperatura ambiente

E por que esses hábitos são inadequados? Ao Jornal da USP, o coordenador da pesquisa e professor da FCF, Uelinton Manoel Pinto, disse que “lavar carnes, especialmente a de frango, na pia da cozinha pode espalhar potenciais patógenos no ambiente”. E quando se trata da forma correta de higienizar não só verduras, mas também frutas e legumes, o professor explica que quando esses alimentos forem ingeridos crus, “a recomendação é lavar com água corrente e utilizar uma solução clorada com um tempo de contato mínimo de 10 minutos, seguido de novo enxágue em água corrente”

+++ Combinação de sucesso! Saiba como fazer esfiha com recheio de berinjela

+++ Suco de equilíbrio! Veja duas receitas de bebidas que auxiliam no controle do estresse

Publicidade

E na hora de descongelar um alimento, é importante que a temperatura esteja segura. No artigo “Não se deve descongelar alimentos à temperatura ambiente”, Uelinton Manoel Pinto destaca que quando o descongelamento é feito fora da geladeira, algumas regiões do alimento podem “alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos”. Então, é importante que esse processo seja feito no refrigerador: “O alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C. E nessa temperatura não há multiplicação dos patógenos e nem produção de toxinas”, completa. 

COZINHA: ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS NA GELADEIRA

Aliás, sabe aquela sobra de comida que você deixa na geladeira por dias? Segundo a cartilha Armazenamento dos Alimentos na Geladeira, o ideal é que essas sobras fiquem armazenadas por até dois dias, a 4ºC. Ainda, um peixe não deve passar de três dias na geladeira e precisa estar conservado a 2ºC. Confira mais na cartilha e veja mais dicas de como fazer as práticas corretas na geladeira, desde a forma segura de armazenamento até a organização. 

Publicidade