Exageros de final do ano e os reflexos sobre o coração; Confira dicas para cuidar da saúde cardiovascular neste período

A reta de final de ano é um período que merece atenção quando se trata da saúde do coração

Como cuidar do coração no final de ano – Freepik/onlyyouqj

Todo final de ano nossas agendas ficam lotadas de festas e confraternizações, intercaladas com compromissos familiares, correria para a compra de presentes, fechamento de metas e compromissos do trabalho, além das rotinas de pagamentos que nem sempre cabem no bolso.

Publicidade

Tudo isso colabora para que a nossa dieta seja esquecida, as bebidas alcoólicas e os refrigerantes estejam mais presentes na nossa rotina, podendo provocar ganho de peso, descompensações de condições clínicas até então controladas, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. 

O corre-corre das compras e a dificuldade de conciliar a agenda social com os compromissos do trabalho, embora possa ser até divertido, é mais um componente de estresse, sendo um forte combustível para esses descontroles todos. Como se não bastasse esse monte de estímulo, muitos ainda deixam de tomar remédios e procurar ajuda quando sintomáticos, o que agrava ainda mais a saúde nesta época do ano.

Embora o coração tenha uma capacidade razoável de adaptar-se às diferentes condições e agressões que nossa rotina possa proporcionar, nesta época do ano é muito frequente termos casos graves e súbitos de doenças cardiovasculares mais sérias, como angina, infarto e AVC.

+++ Arnaldo Jabor é internado, aos 81 anos, após sofrer um AVC

Publicidade

+++ Você sabia que a saúde bucal pode ter relação com problemas cardíacos? Saiba como isso ocorre

DICAS PARA CUIDAR DO CORAÇÃO NO FINAL DE ANO

Sendo assim, nesta época do ano, o cardiologista Dr. Hélio Castello pontua alguns cuidados que devemos ter. Confira: 

•    Tente manter seu padrão alimentar rotineiro, pois o exagero de sal e comidas pesadas, principalmente em maior quantidade, pode piorar a compensação da hipertensão e elevar os níveis de Colesterol e Triglicérides.

Publicidade

•    Se for experimentar um doce, não abuse, principalmente se for diabético, pois açúcar e massas elevam os níveis de glicose rapidamente.

•    Não deixe de tomar os medicamentos de rotina, mesmo que experimente alguma bebida alcoólica, pois a interrupção do tratamento pode trazer repercussões sérias.

•    Não abuse do álcool, pois o excesso de consumo alcoólico pode interferir no tratamento e causar arritmias cardíacas além de agredir o músculo do coração.

Publicidade

•    Procure evitar que a correria de tantos afazeres possa causar angústia ou irritação. Lembre-se é um momento de festas, alegrias e confraternização, não há motivos para estresse.

•    Apesar de tudo, procure descansar o corpo. Horas de sono são essenciais para o equilíbrio da saúde cardiovascular.

•    Caso sinta algum sintoma como cansaço excessivo, falta de ar, dor no peito, desmaios, taquicardias intensas ou qualquer outro sinal de que sua saúde possa estar sendo comprometida, entre em contato imediatamente com seu médico ou com o centro de atendimento mais próximo. Os hospitais trabalham todos os dias do ano e todas as horas do dia no atendimento de emergência, e no caso das doenças cardíacas “tempo é vida”.

Publicidade

“Fora tudo isso. Desejo que todos tenham um Natal de fé e renovação juntos das pessoas que amam e que o novo ano traga saúde, alegrias e muitas oportunidades para estarmos melhores a cada dia.”


Sobre a fonte: 

O Dr. Hélio Castello é graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro, com especialização em cardiologia pela UNIFESP e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O especialista tem mestrado em cardiologia pela UNIFESP e MBA em gestão hospitalar e sistemas da saúde pela Faculdade Getúlio Vargas. Castello também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e membro fundador da Sociedade Latino- americana de Cardiologia Intervencionista. Hoje, o especialista é diretor do Grupo Angiocardio.