Entenda como a herpes pode estar relacionada com a saúde emocional
A baixa imunidade é capaz de ativar o vírus que está adormecido em muitas pessoas
A baixa imunidade é capaz de ativar o vírus que está adormecido em muitas pessoas
É muito provável que vez ou outra você já tenha sido acometido por aquelas incômodas feridinhas na região dos lábios ou até mesmo na zona genital. Essa é a reação de um vírus que se encontra dormente em muitas pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 67% da população mundial está infectada com o tipo 1 da herpes simples.
Muitos fatores podem estar relacionados com a ativação do vírus, inclusive o emocional. Transtornos como ansiedade e depressão afetam o sistema imunológico, enfraquecendo a resposta das defesas do corpo, e esse é o momento em que as bolhas podem surgir.
+++ Ansiedade e estresse na pandemia levaram a distúrbios alimentares e de imagem
AUMENTO DOS CASOS DURANTE A PANDEMIA
Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), de Minas Gerais, relatou que casos de herpes zoster tiveram um aumento de, em média, 35% durante a pandemia da COVID-19. Pesquisadores investigam o estresse como um dos fatores dessas ocorrências, justamente por conta da baixa na imunidade.
É importante lembrar que o tratamento para a herpes deve ser orientado por um médico. Mas, manter um estilo de vida saudável – desde a prática de exercícios físicos até dormir bem – e buscar um equilíbrio emocional só traz benefícios ao organismo.