Adequar-se aos padrões pode custar sua saúde! Psiquiatra alerta para 10 transtornos alimentares mais comuns
A psiquiatra Dra. Maria Francisca falou sobre os 10 transtornos alimentares que atingem 1% da população mundial
A psiquiatra Dra. Maria Francisca falou sobre os 10 transtornos alimentares que atingem 1% da população mundial
Mudanças no comportamento alimentar, preocupação excessiva com o corpo, os Transtornos Alimentares (TAs) são quadros emocionais em que a pessoa apresenta uma alteração na sua relação com a comida e a forma como se enxerga.
No próximo dia 02 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre os Transtornos Alimentares. Para a psiquiatra Maria Francisca Mauro, a data não é sobre problematizar o que comer, mas alertar aos que sofrem com algum transtorno que isso não precisa ser um segredo.
“Informar e conscientizar não criam problemas, mas possibilitam que esses gatilhos emocionais não sejam escondidos ou mesmo barreiras que o impeça de obter autoconhecimento e conseguir chegar ao tratamento certo”, explica a médica que é Mestre em Psiquiatria pelo PROPSAM/UFRJ e atua como Psiquiatra especializada na área de Transtornos Alimentares e Obesidade.
Estima-se que a prevalência aproximada mundial dos TAs seja em torno de 1% da população, e o principal grupo acometido é composto por mulheres jovens. Devido ao alto impacto que estes quadros causam na vida de quem sofre com a relação com a comida não se pode negligenciar este tipo de comportamento.
Clique aqui para ler a matéria completa no site da Revista Bons Fluidos, parceira da Viva Saúde.