Publicidade

Surto de sarna humana se alastra no litoral de SP; entenda o que é o problema

Moradores da Praia Grande relataram inúmeros casos de sarna humana na população

Moradores do litoral do estado de SP relataram casos de sarna humana – Pixabay

Inúmeros casos de escabiose, mais conhecida como sarna humana, foram registrados no litoral paulista e está deixando a população local preocupada nas últimas semanas. Moradores de Praia Grande já relataram casos de internação pela doença, que continua se alastrando entre a população. 

Publicidade

Segundo informações da prefeitura, os casos já atingiu desde comunidades até bairros nobres da cidade, que além de lidar com a covid-19, também sofre com casos de dente. Ainda de acordo com a prefeitura, a população dos bairros afetados foi atendida e orientada na última terça-feira, 25, por Equipes do Programa Consultório na Rua, Saúde Ambiental e Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).

+ VEJA TAMBÉM: 68 bebês já nasceram com anticorpos para covid-19 no Brasil, aponta estudo

O que é escabiose?

A doença, popularmente chamada de sarna humana, é provocada por um ácaro parasita microscópico chamado Sarcoptes scabiei. Ele destrói áreas da pele porque se alimenta da queratina (proteína que constitui a camada superficial da pele) provocando coceira e lesões visíveis em diferentes partes do corpo. Este parasita também abre túneis, onde se reproduzem e depositam em média seis ovos, que eclodem em duas semanas. 

Publicidade

A doença é altamente infecciosa e é transmitida pelo contato do indivíduo com alguém ou superfícies infectadas. Pessoas com imunidade reduzida ficam ainda mais suscetíveis à infecção, que acomete principalmente os dedos das mãos, podendo ser transmitidas para coxas, nádegas, axilas e cotovelo.