Em tempos de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, alguns criminosos encontraram maneiras de se aproveitar e enganar a população preocupada em se proteger da covid-19. Estes golpistas se aproveitam da falta de informação da população para aplicar golpes relacionados à vacinação.
Os golpes variam desde hackeamento de dados de cadastro até a vacinação incorreta para desviar o imunizante e vendê-los. Não falta criatividade para os criminosos que, infelizmente, podem ser até alguns profissionais de saúde que se associam a esquemas criminosos para o desvio das doses.
+ VEJA TAMBÉM: Saiba quais são os efeitos colaterais das vacinas contra a covid-19
Listamos os principais golpes que vêm sendo aplicados no Brasil e estratégias para evitar cair neles; veja:
Golpe do site falso
Em alguns estados como o de São Paulo, o governo estadual desenvolveu um website para adiantar o processo de cadastro dos vacinantes e evitar filas no momento da vacinação, no entanto, vale ficar atento até mesmo no momento deste pré-cadastro porque hackers desenvolveram sites falsos para obter informações pessoais e utilizá-las para fins não relacionados a vacinação, como roubar dados bancários e até clonar WhatsApp.
Dica: atente-se e verifique se o site que você está se cadastrando é o site verdadeiro e jamais passe informações como número de contas bancárias e senhas de aplicativos.
+ VEJA TAMBÉM: Estudo aponta erros graves do governo brasileiro no combate à pandemia de Covid-19
Golpe da vacinação a domicílio
Algumas cidades no Brasil registraram casos de criminosos, que se passam por profissionais da saúde e passeiam pelas ruas de porta em porta oferecendo a vacina da covid-19 para invadir residências e efetuar roubos. A vacinação a domicílio é uma estratégia de alguns governos para vacinar idosos com problemas de locomoção e pessoas acamadas, no entanto, é necessário realizar um pré-cadastro para obter este serviço.
Golpe da vacinação falsa
Vídeos que circulam na internet acenderam o alerta para um esquema criminoso de vacinação que vem sendo aplicado em todo o país, no qual o profissional de saúde finge aplicar a dose, quando não está aplicado.
Dica: leve alguém com você para filmar sua vacinação, peça para o profissional mostrar o líquido na seringa e certifique-se de que ele apertou o êmbolo da seringa.