Covid-19: Índia registra recorde de 200.000 novos casos em 24 horas
Maharashtra, principal foco de contaminação, decretou um confinamento aos fins de semana e um toque de recolher noturno
Maharashtra, principal foco de contaminação, decretou um confinamento aos fins de semana e um toque de recolher noturno
A Índia bateu o recorde de duzentos mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais publicados nesta quinta-feira, dia 15, no momento em que o país de 1,3 bilhão de habitantes enfrenta uma grande segunda onda de contágios.
E, o número de casos diários mais que dobrou desde o início de abril. A Índia, que já registrou mais de 14,1 milhões de casos, também contabilizou 1.038 mortes en 24 horas, o que eleva a 175.000 o total de óbitos desde o início da pandemia, segundo os números do Ministério da Saúde.
O país se tornou na segunda-feira o segundo país mais afetado pela covid-19 em número de casos, superando o Brasil.
+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”
Motivos
Mas como isso aconteceu?
Os especialistas culpam as festas religiosas, os comícios políticos e os locais públicos lotados. Na quarta-feira, o governo adiou os exames escolares previstos para maio e junho para os estudantes com idades entre 15 e 18 anos.
E, a nova onda de contágios de covid-19 na Índia provocou restrições e/ou confinamentos parciais em muitos estados e territórios gravemente afetados.
Centro da pandemia
Maharashtra, principal foco de contaminação, decretou um confinamento aos fins de semana e um toque de recolher noturno.
Mas o estado – onde fica Mumbai, capital econômica do país – advertiu que um confinamento total pode ser instaurado nos próximos dias caso o número de contágios permaneça em alta.