Já ouviu falar na medicina integrativa? Médica explica o que é e seus benefícios para a saúde
Dra Georgia Zattar revelou as vantagens deste tipo de abordagem, voltada para a mudança de hábitos do paciente
Dra Georgia Zattar revelou as vantagens deste tipo de abordagem, voltada para a mudança de hábitos do paciente
“Saúde não significa ausência de doença”. Com essa simples frase, podemos entender a medicina integrativa, um conceito médico que leva em conta a mente, o corpo e a alma de um paciente para promover seu bem-estar.
A médica Georgia Zattar apostou na medicina integrativa como uma modalidade da “medicina do futuro”. “A partir dessa integração, o médico trabalha para tratar a pessoa inteira e não apenas a doença, incentivando o equilíbrio físico-mental e espiritual”, explicou.
Segundo a abordagem da medicina do estilo de vida, a maioria das doenças pode indicar desequilíbrios em seis diferentes pilares: alimentação, sono, atividade física, controle de drogas, manejo do estresse e relacionamentos. Esses fatores impactam muito na saúde, prevenção e também no tratamento de doenças.
Embora muitos brasileiros tenham hábitos ruins e prejudiciais para a saúde, novas maneiras de buscar qualidade de vida estão surgindo. “Se por um lado, as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o sedentarismo e a má alimentação estão presentes no dia a dia dos brasileiros, uma abordagem terapêutica personalizada também vem sendo cada vez mais valorizada”, aponta a doutora.
Como a medicina integrativa atua?
Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.