Anafilaxia induzida por exercício: Você sabia que alergia pode ser desencadeada pela atividade física?

Os sintomas podem surgir repentinamente!

Anafilaxia induzida por exercício: Você sabia que alergia pode ser desencadeada pelo exercício físico? – Pexels

Você provavelmente conhece alguém que é alérgico a alguma coisa, não é mesmo?

Publicidade

Pessoas excessivamente alérgicas podem desencadear um quadro anafilático, que é um tipo de reação grave que afeta o organismo, e levar a complicações severas!

Em casos raros, a anafilaxia pode ser desencadeada pela atividade física. Uma combinação de exercícios e outros fatores contribuintes, como alimentos, condições climáticas ou medicamentos, pode causar anafilaxia induzida por exercícios.

E, esse problema é uma síndrome clínica incomum caracterizada por sintomas consistentes com anafilaxia provocada principalmente pelo exercício, ocorrendo uma reação alérgica grave durante ou após a atividade.

+++ VEJA TAMBÉM:  Nutricionista lista 10 alimentos que precisam ser substituídos do seu cardápio urgentemente

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM:  Especialista responde: Qual a opção mais saudável para passar no pão? Requeijão, margarina, manteiga ou geleia?

A síndrome é frequentemente subdividida em dois grupos: anafilaxia causada exclusivamente por exercícios e anafilaxia causada por exercícios após a ingestão de um determinado alimento. Esta última é denominada anafilaxia induzida por exercício, dependente de alimentos.

Assim, saiba mais sobre o problema:

Publicidade
  • Exercícios mais vigorosos podem desencadear, de forma rara e incomum, anafilaxia induzida por exercícios. No entanto, pode acontecer durante qualquer atividade física diária, como faxinar sua casa ou mesmo dar uma caminhada pelo parque. 
  • Determinados alimentos antes do exercício pode causar uma reação alérgica, como amendoim, mariscos, tomate, milho e trigo, embora qualquer alimento possa ser um gatilho, desencadeando a anafilaxia induzida por exercício dependente de alimentos.
  • Certos medicamentos podem desencadear a reação alérgica, bem como temperaturas extremas, umidade e alterações hormonais.

SINTOMAS

Os sintomas podem surgir repentinamente. Eles podem ser leves no início, mas podem acelerar rapidamente, sendo os mais comuns urticária, náusea, tontura, inchaço, cólicas, diarreia, tosse, respiração ofegante ou dificuldade para respirar.

Ao se identificar com o problema, procure um médico. 

Publicidade