Will Smith: quando o sentimento de rejeição é sinal de transtorno psicológico?
Com repercussão no Oscar, o ator Will Smith foi banido por dez anos do evento cinematográfico
Com repercussão no Oscar, o ator Will Smith foi banido por dez anos do evento cinematográfico
Banido do Oscar por dez anos, o ator Will Smith tem vivenciado momentos difíceis em sua vida pessoal e carreira artística. Após tapa desferido em Chris Rock durante o evento cinematográfico de 2022, Smith sofreu duras críticas. No entanto, o ator parece não ter aguentado a pressão da internet com a repercussão do caso: no começo de abril, foi anunciado que o ator se internaria em uma clínica de reabilitação.
Sofrer uma rejeição não é algo agradável para ninguém, como ressalta o psicólogo e escritor Dr. André Barbosa. A reprovação em uma prova, término de um relacionamento ou demissão de um trabalho são alguns dos cenários de rejeição, como destaca o médico. “Quando começamos a elaborar e ressignificar essas rejeições, percebemos que determinadas situações foram necessárias para nossa evolução”.
O psicólogo enfatiza que é difícil pontuar, de maneira generalizada, como cada pessoa irá se sentir diante de um cenário de rejeição. No entanto, quando se trata do Transtorno de Personalidade Borderline, o sentimento de rejeição é um sintoma da condição psicológica. “São pacientes que ficam eternamente com pensamentos, chamados de pensamentos persecutórios, de que ‘estão me julgando’, ‘estão me rejeitando’, ‘estão querendo me fazer de besta’. Tudo tem uma rejeição e abandono”.
Aliás, geralmente, pacientes com o transtorno possuem relações afetivas abaladas. “Sempre ficam achando que o outro está com outra pessoa, que o outro pode estar traindo. Um ciúmes bem patológico”. Para pessoas com esse quadro, a rejeição é um tema difícil de lidar. O Dr. André Barbosa não acredita que Will Smith sofra com o transtorno. “É algo que claramente enxergamos no comportamento das pessoas. Instabilidade emocional, crises e explosões de raiva e comportamentos impulsivos”.
Dentre alguns dos sintomas listados do transtorno listados pelo psicólogo, estão:
+++ Will Smith será internado em clínica de reabilitação, após ocorrido no Oscar
No caso de Will Smith, o médico acredita que o ator vai ressignificar o momento que passou, “que ele vai entender o que aconteceu com e tentar voltar uma pessoa melhor, porque quer queira, quer não, ele é inspiração para muitos jovens e muitos atores”.
Sobre a fonte:
O psicólogo e escritor Dr. André Barbosa é formado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especializado em terapia cognitivo-comportamental pela UniChristus, graduado em Administração e Marketing pela Estácio e em Business Communication pela Universidade de Cambridge no Reino Unido.
Também é autor de 6 livros sobre depressão, comportamento, qualidade do sono e desafios emocionais, ciúmes e transtorno de personalidade boderline. Já foi colunista no Jornal Tribuna do Ceará. Além disso, é professor do curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental da IEMB e professor de inteligência emocional da MEGE.