Publicidade

Você sabia? Varizes é uma das principais causas de afastamento do trabalho

Além da estética, varizes se tornam problema de saúde pública ao se tornar causa de afastamento laboral

É possível eliminar varizes usando glicose? Especialista detalha tratamento simples e funcional
É possível eliminar varizes usando glicose? Especialista detalha tratamento simples e funcional – Foto: Flickr

De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 46 mil mulheres foram internadas por varizes só no ano passado. Além do comprometimento estético, a doença é questão de saúde pública, já que é uma das maiores geradoras de afastamentos do trabalho no Brasil.

Publicidade

Dores, cansaço, coceira são alguns dos sintomas das varizes, que acometem adultos de ambos os sexos na proporção de 4 mulheres para cada homem.

“A idade, a hereditariedade, os hormônios, o tipo de trabalho, o peso, a gestação, entre outros, são algumas das causas das varizes”, enumera do cirurgião vascular Dr. Caio Focássio.

A prática de atividades físicas que fortaleçam os músculos das pernas, o uso de meias elástica de compressão, dormir com as pernas elevadas para estimular o retorno venoso, não engordar, não passar muito tempo com as pernas penduradas ou muito tempo em pé são algumas das medidas profiláticas contra as varizes.

“Se mexer ajuda a fazer o sangue circular. Assim, mesmo quem trabalha muito tempo sentado, deve dar uma voltinha pelo ambiente de trabalho ao longo do expediente, para ir ao banheiro ou beber água e, dessa forma, estimular a circulação”, ensina o médico.

Publicidade

Por que 65% das varizes voltam? Vascular explica!

As chances de as varizes voltarem variam de 7 a 65% de acordo com a literatura médica, você sabia? Mas esse dado tem explicação científica e precaução também.

Algumas varizes tratadas podem voltar, sim, mas se forem provenientes de fatores genéticos, ou seja, em pessoas que herdam essa tendência de algum familiar.

 “Quando isso acontece, significa que a pessoa possui alterações nas válvulas presentes dentro das veias. E mesmo quando uma veia varicosa é tratada, as outras consideradas ‘normais’ podem vir a se tornarem ‘defeituosas’ futuramente já que possuem a mesma carga genética”, explica Dr. Caio Focássio.

Publicidade

E não é só isso. O vascular conta que outras situações como alterações hormonais, ficar muito tempo em pé parado ou sentado, ser sedentário e pós ou durante a gravidez são alguns dos fatores que também podem influenciar. “Por isso, quem sofre com o problema precisa manter o acompanhamento médico regular para identificar a volta das varizes e manter o tratamento para evitar as complicações – como as úlceras venosas, por exemplo”, alerta o médico.

Para retardar o reaparecimento das varizes, Dr Caio aconselha realizar medidas que melhorem o retorno venoso, como a prática de exercícios físicos, a manutenção do peso e ainda evitar uso de hormônios femininos. “São medidas que podem ajudar a evitar o problema”.

Publicidade