Você sabia? 6 em cada 10 brasileiros estão acima do peso e sujeitos a problemas sérios de saúde física e mental
Números colocam a obesidade em um dos principais riscos de morte por aqui, ultrapassando a desnutrição
Números colocam a obesidade em um dos principais riscos de morte por aqui, ultrapassando a desnutrição
Segundo os últimos dados divulgados no final e 2020 pelo IBGE, seis em cada dez brasileiros estão acima do peso no país. Ou seja, cerca de 96 milhões de pessoas possuem o resultado de seu IMC para a faixa de sobrepeso ou de obesidade. Os dados alarmantes abrem também outro alerta: em 10 anos, o maior fator de risco de morte no Brasil mudou de desnutrição para obesidade, de acordo com um estudo publicado na revista Lancet também no final de 2019 com números do relatório GBD (Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors Study).
O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, especialista no assunto, revela quatro importantes pontos que devem ser levados em consideração por quem precisa perder peso, mas ainda encontra dificuldades para começar este processo.
1. Limitação para movimentos e ações simples do dia a dia: Atividades básicas, como subir escadas, abaixar para pegar algo no chão, sentar e se levantar, fazer caminhadas, carregar crianças no colo e até na prática de atividades sexuais podem ser bem mais dificultosas para quem está acima do peso;
2. Aumento de dores nas articulações e na coluna: Pessoas obesas estão mais sujeitas a problemas no joelho e na coluna que, em longo prazo, podem ser irreversíveis;
3. Problemas psicológicos: A obesidade pode provocar baixa na autoestima e potencializar sentimentos que podem ser descontados na quantidade e na qualidade da comida que se põe no prato;
4. Surgimento de doenças decorrentes do excesso de peso: diabetes, problemas cardíacos, altos níveis de colesterol e triglicéride, hipertensão, câncer, apneia do sono, depressão, problemas ginecológicos, disfunção erétil, entre outras.
Dr. Rodrigo reforça que para reconquistar a saúde e a qualidade de vida é preciso começar pela perda de peso. “Encontrar os problemas e reconhecer as dificuldades para começar a emagrecer é o primeiro passo para corrigir os erros e mudar de vez os hábitos. No final, esse ganho nenhuma balança ou fita métrica são capazes de medir”, finaliza.
Sobre Dr Rodrigo Barbosa
Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba com internato médico pelo Hospital Sírio-Libanês – SP. Cirurgião geral pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e cirurgião do aparelho digestivo pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Especialista em coloproctologia pelo Hospital Sírio-Libanês-SP.
https://www.drrodrigobarbosa.med.br/