saude   / Doença rara

'Vírus do Macaco': o que é a doença rara que matou uma pessoa na China

China confirmou morte no país pela doença transmitida por macacos

Viva Saúde Publicado quinta 22 julho, 2021

China confirmou morte no país pela doença transmitida por macacos
Uma pessoa morreu por conta do 'vírus do macaco' na China - Unsplash/ Filipe Coimbra

A China confirmou que um veterinário da capital, Pequim, morreu após contrair uma doença conhecida como 'vírus do macaco'.

A informação divulgada pelo jornal "Washington Post" nesta segunda-feira, 19, causou preocupação entre a população pelo medo do surgimento de uma nova pandemia. 

O relatório divulgado no sábado, 18, informa que a morte aconteceu em maio deste ano e é o primeiro óbito no país provocado pela doença rara transmitida por primatas, no entanto, felizmente não houve transmissão da doença e pessoas que estiveram com o homem infectado tiveram resultado do teste negativo. 

+++ Olimpíada de Tóquio: 71 casos de Covid-19 são confirmados desde 2 de julho

O que é o 'vírus do macaco'?

Trata-se de uma virose muito rara em humanos -- para se ter uma ideia, há apenas 100 casos registrados na literatura médica sobre a doença desde 1932.

Este vírus, também conhecido como vírus herpes B, é transmitido por primatas e apesar de muito raramente infectar humanos, ele causa uma infecção grave provocando inflamação no cérebro. 

Segundo a reportagem do Washington Post, a doença tem letalidade de 80% e geralmente afeta veterinários e pesquisadores que têm contato com primatas contaminados.

+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS

No entanto, segundo pesquisadores, não há motivos para pânico porque praticamente não há como o vírus ser transmitido de pessoa para pessoa como aconteceu com a Sars-Cov-2. 

Último acesso: 19 Sep 2021 - 04:09:04 (2936).