Publicidade

‘Vírus do Macaco’: o que é a doença rara que matou uma pessoa na China

China confirmou morte no país pela doença transmitida por macacos

Uma pessoa morreu por conta do ‘vírus do macaco’ na China – Unsplash/ Filipe Coimbra

A China confirmou que um veterinário da capital, Pequim, morreu após contrair uma doença conhecida como ‘vírus do macaco’.

Publicidade

A informação divulgada pelo jornal “Washington Post” nesta segunda-feira, 19, causou preocupação entre a população pelo medo do surgimento de uma nova pandemia. 

O relatório divulgado no sábado, 18, informa que a morte aconteceu em maio deste ano e é o primeiro óbito no país provocado pela doença rara transmitida por primatas, no entanto, felizmente não houve transmissão da doença e pessoas que estiveram com o homem infectado tiveram resultado do teste negativo. 

+++ Olimpíada de Tóquio: 71 casos de Covid-19 são confirmados desde 2 de julho

O que é o ‘vírus do macaco’?

Publicidade

Trata-se de uma virose muito rara em humanos — para se ter uma ideia, há apenas 100 casos registrados na literatura médica sobre a doença desde 1932.

Este vírus, também conhecido como vírus herpes B, é transmitido por primatas e apesar de muito raramente infectar humanos, ele causa uma infecção grave provocando inflamação no cérebro. 

Segundo a reportagem do Washington Post, a doença tem letalidade de 80% e geralmente afeta veterinários e pesquisadores que têm contato com primatas contaminados.

Publicidade

+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS

No entanto, segundo pesquisadores, não há motivos para pânico porque praticamente não há como o vírus ser transmitido de pessoa para pessoa como aconteceu com a Sars-Cov-2. 

Publicidade