Virologista que criou a vacina contra catapora é homenageado no Doodle do Google
O virologista Dr. Michiaki Takahashi foi responsável por criar a vacina contra a doença por volta de 1960
O virologista Dr. Michiaki Takahashi foi responsável por criar a vacina contra a doença por volta de 1960
Bolhas no corpo, manchas vermelhas, perda de apetite e febre baixa: esses são alguns dos sintomas de uma doença que grande parte da população já ouviu falar, a catapora. A Varicella zoster é o vírus que causa a enfermidade, mas, que hoje, possui uma vacina contra a doença. E é justamente o virologista Dr. Michiaki Takahashi, que desenvolveu a vacina contra a catapora, que está sendo homenageado nesta quinta-feira, 17, pelo famoso Doodle do Google.
Nascido no dia 17 de fevereiro de 1928, em Osaka, no Japão, o Dr. Michiaki Takahashi estaria completando 94 anos, mas a ilustração de Tatsuro Kiuchi relembra o marco que o cientista deixou para a população do mundo. Após o seu filho de três anos ter contraído catapora, o virologista se sentiu motivado para a realização de estudos e o desenvolvimento de uma vacina contra a doença contagiosa, no início da década de 60.
Após cinco anos em que o imunizante ficou pronto para testes clínicos, uma série de pesquisas rigorosas foram realizadas para avaliar a segurança e eficácia da vacina. Hoje, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) orienta que a vacina contra a doença seja aplicada em crianças a partir de 12 meses e em adultos e adolescentes que não foram contaminados pelo vírus.
+++ Milhões de brasileiros estão com a dose de reforço atrasada
O ano de 1985 foi marcado pela aprovação da vacina contra catapora pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomendou uma aplicação em massa do imunizante desenvolvido pelo virologista Dr. Michiaki Takahashi.
As contraindicações do imunizante contra a catapora, conforme a SBIm, são:
+++ Covid-19 x bronquiolite: entenda a diferença entre as duas doenças respiratórias
Em dezembro de 2013, o virologista Dr. Michiaki Takahashi faleceu, aos 85 anos, por conta de insuficiência cardíaca. Mas, o seu legado salva e protege a vida de incontáveis pessoas ao redor do mundo contra a catapora.