Publicidade

Verão: saiba quais são as viroses mais comuns durante a estação mais quente do ano

A infectologista Dra. Flávia Cohen lista cinco doenças virais mais comuns no verão

Viroses mais comuns no verão – Pexels/Miguel Á. Padriñán

Para quem ama o verão e não perde a oportunidade de curtir a estação é necessário ter atenção com a saúde. Por ser uma estação de muito calor, o verão é uma temporada que geralmente as pessoas tendem a ter mais energia e aproveitam mais os dias por serem ensolarados. As atividades ao ar livre se tornam atrativas e comuns nessa época do ano, como ir à praia, trilhas e piscinas.

Publicidade

Desfrutar desse período requer redobrar os cuidados com as viroses típicas da estação, principalmente por ser época de férias escolares, em que a proliferação é decorrente do calor e umidade. Com isso, a infectologista Dra. Flávia Cohen lista cinco doenças virais que podem deixar o seu verão menos alegre.

+++ Oscilação de temperatura pode aumentar doenças de pele

VIROSES MAIS COMUNS NO VERÃO

1) Dengue, Zika e Chikungunya

Além do clima quente, é uma época chuvosa. Esse fator contribui diretamente para proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor dessas doenças.

Publicidade

2) Hepatite A

O vírus está presente na água contaminada e em alimentos mal conservados. Como é recomendado ingerir uma quantidade ainda maior de líquidos, e no verão costumamos passar mais tempo na rua, devemos tomar cuidado ao consumi-los em estabelecimentos que mantêm seus produtos bem conservados.

3) Conjuntivite

Publicidade

Nossos olhos possuem uma membrana muito sensível que pode ser acatada por vírus, bactérias e substâncias tóxicas contidas em piscinas, praias e até poluição do ar.

+++ Casos de febre de Lassa são registrados no Reino Unido; Um óbito foi confirmado pela doença hemorrágica viral aguda

+++ Infecção é descoberta em dinossauro que viveu há 150 milhões de anos; Pesquisadores apontam doença respiratória

Publicidade

4) Leptospirose

A leptospirose é outra doença causada pela temporada de chuvas, já que o vírus está presente na urina de ratos e outros animais infectados. Em casos de alagamentos decorrentes das tempestades, é comum entrar em contato com água contaminada.

5) Candidíase

Publicidade

O fungo Candida albicans vive normalmente na região genital, sobretudo em mulheres. Isso pode ocorrer com uso de biquínis ou peças íntimas ainda úmidas. O fungo propagado pode gerar coceira na região, aumento nas secreções gerando um grande incômodo.

A infectologista ressalta a importância de tomar os cuidados necessários e não deixar de aproveitar o verão, além de não esquecer o protetor solar.