saude   / Vacinação

Vacina da Janssen pode ser menos eficaz contra variantes Delta e Lambda, aponta estudo

Estudo apontou que vacina de dose única da Janssen pode ser menos eficiente contra a cepa indiana e pode necessitar de uma segunda dose

Viva Saúde Publicado sexta 23 julho, 2021

Estudo apontou que vacina de dose única da Janssen pode ser menos eficiente contra a cepa indiana e pode necessitar de uma segunda dose
Poderá necessitar da aplicação de uma segunda dose da vacina da Janssen - Getty Images/ Jon Cherry

Um estudo realizado por pesquisadores da New York University, dos Estados Unidos, e publicado na segunda-feira, 19, em um site científico, apontou que a vacina de dose única da Janssen pode não ser eficaz contra as variantes Delta e Lambda da Covid-19. 

O estudo, que ainda não foi revisado por pares, apontou que pode haver a necessidade da aplicação de uma segunda dose do imunizante para que o paciente fique protegido contra as variantes indiana e peruana, que surgiram recentemente. 

+++ 'Vírus do Macaco': o que é a doença rara que matou uma pessoa na China

Para chegar nos resultados, os pesquisadores compararam a resposta imunológica do RNA mensageiro das vacinas da Pfizer e da Moderna e constatou que ambas mantiveram alta proteção contra as novas cepas, enquanto a vacina da farmacêutica da Jonhson & Jonhson apresentou baixa proteção. 

Apesar da baixa efetividade da Janssen apresentada no estudo, os pesquisadores fizeram um alerta pedindo para que as pessoas continuem se vacinando.

"A mensagem que nós queremos dar não é que as pessoas não devam tomar o imunizante da Janssen, mas esperamos que, no futuro, ela seja reforçada com outra dose da mesma farmacêutica ou da Pfizer e da Moderna", disse o líder do estudo, Nathaniel Landau, em entrevista ao New York Times. 

+++ Estado de São Paulo registra menor número médio de internações por Covid-19 de 2021

Ele ainda destacou que enquanto não houver um aumento de casos graves da Covid-19 entre pessoas vacinadas, não há a necessidade de discutir a aplicação de uma dose de reforço da vacina da Janssen. 

Último acesso: 19 Sep 2021 - 05:31:04 (2947).