Publicidade

Usar óculos pode ajudar na prevenção do coronavírus?

Com as medidas de proteção cada vez mais definidas, o acessório, seja os de grau ou os de Sol, vem sendo protagonista de debates

Óculos e coronavírus – Pixabay

Esse ano está sendo marcado, além de várias putras coisas, como o ano de consolidação das máscaras como acessório.

Publicidade

Seja as de pano, as descartáveis, as estampadas ou a do “pretinho básico”, elas são fundamentais para que seja evitado o contágio do novo coronavírus.

+++LEIA MAIS: Resista! 5 dicas para não cair na tentação e parar com o cigarro de vez!

Mas, além dela, outros hábitos preventivos estão sendo encorporados, como a do álcool em gel, a da limpeza de produtos e por aí vai… Mas será que os óculos também podem ser considerados um acessório preventivo?

Bom, antes de responder a essa pergunta, que vem sendo debatida em inúmeros lugares, vale lembrar de como o coronavírus é transmitido: Através de perdigotos que entram no nosso organismo, ou seja, num espirro, tosse, no qual gotículas são lançadas no ar e podem ser inspiradas por putras pessoas.

Publicidade

O óculos, então, pode até prevenir, por exemplo, em uma ocasião de contato muito próximo, das gotículas entrarem no seu organismo através do seu olho, mas essas chances são bem pequenas. 

Ou seja, os óculos até que podem evitar o contágio, mas somente quando utilizado com medidas preventivas mais eficazes, como a máscara e álcool em gel.

PONTO IMPORTANTE

Publicidade

Por outro lado, os óculos, quando estão em contato com espaços públicos, devem ser devidamente higienizados, já que também podem estar contaminados.