saude   / Coronavírus

Um terço dos pacientes recuperados apresentam problemas neurológicos após a covid-19

Estudo apontou uma ligação entre a covid-19 e problemas neurológicos ou psiquiátricos

Viva Saúde Publicado quarta 7 abril, 2021

Estudo apontou uma ligação entre a covid-19 e problemas neurológicos ou psiquiátricos
Parte dos pacientes recuperados apresentam problemas neurológicos - Freepik

Um artigo publicado na The Lancet Psychiatry, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo, apontou a evidência de uma forte ligação entre a covid-19 e problemas neurológicos ou psiquiátricos em pacientes que tiveram a doença. 

O estudo, realizado por pesquisadores britânicos, examinou mais de 200 mil indivíduos que testaram positivo para a doença provocada pelo novo coronavírus e  continuou coletando informações destes pacientes até seis meses depois da infecção. O estudo constatou altas taxas de acidente vascular cerebral (AVC) e demência, ansiedade ou distúrbios comportamentais nestes pacientes.

+ VEJA TAMBÉM: Reino Unido começa a aplicar vacina da Moderna contra a Covid-19

"Esses são dados do mundo real e de um grande número de pacientes. Eles confirmam as altas taxas de diagnósticos psiquiátricos após a covid-19 e mostram que também ocorrem distúrbios graves que afetam o sistema nervoso, como AVC e demência. Embora os últimos sejam muito mais raros, eles são significativos", destacou Paul Harrison, principal autor do estudo e pesquisador da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Após as observações, os pesquisadores chegaram a conclusão de que um em cada três sobreviventes da covid-19 (34%) foi diagnosticado com uma condição neurológica ou psiquiátrica no período em que foram acompanhados. 17% deles desenvolveram ansiedade e 14% outros transtornos de humor, AVCs e demência foram menos frequentes. 

 

Último acesso: 11 Apr 2021 - 07:43:21 (1961).