Tudo sobre hemorroidas: A doença pode ser genética ou causada por dietas pobres em fibras
A vergonha em falar sobre esse tema é um dos principais motivos pelos quais o problema costuma ter diagnóstico demorado, tornando o tratamento mais difícil
A vergonha em falar sobre esse tema é um dos principais motivos pelos quais o problema costuma ter diagnóstico demorado, tornando o tratamento mais difícil
Esse pode até ser um assunto que não te deixe tão confortável, mas se você chegou até aqui, provavelmente precisa se informar sobre os principais sintomas e causas das hemorroidas!
Elas são veias inchadas, inflamadas e doloridas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus, que podem ser tanto internas, quando ocorrem apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto, quanto externas, quando ocorrem na abertura anal, projetando-se para fora do ânus.
E, na maioria dos casos a vergonha em falar sobre esse tema é um dos principais motivos pelos quais a doença costuma ter diagnóstico demorado, tornando o tratamento mais difícil.
+++ VEJA TAMBÉM: Novembro azul: Especialista revela 10 coisas que todo homem precisa saber sobre a ida ao urologista
+++ VEJA TAMBÉM: Entenda mais sobre a cirurgia bariátrica: O que é e para quem é recomendada?
SINTOMAS
Os principais sintomas das hemorroidas são o sangue no papel higiênico após a limpeza, dor ao evacuar e inchaço ao redor do ânus.
Contudo, variam de acordo com a localização do problema. Se for interno, você pode nem mesmo sentir, pois não causa desconforto. Mas pode acontecer de as veias inchadas serem projetadas para fora do ânus. Nesse caso, especificamente, as hemorroidas podem ser bastante dolorosas.
CAUSAS E DIAGNÓSTICO
Além disso, algumas das causas consideradas responsáveis pelo aparecimento da doença são genética ou hereditariedade, esforço para evacuar, esforço físico excessivo, infecções anais, permanecer por longo período sentado e dietas pobres em fibras. Fatores como idade, gravidez, obesidade, prática do sexo anal e histórico familiar também podem facilitar seu aparecimento.
Geralmente, o diagnóstico é feito a partir da análise da região anal do paciente, onde são observadas as anormalidades no canal anal e no reto.
Também podem ser feitos exames de sangue oculto nas fezes ou outros testes como anuscopia, retossigmoidoscopia e colonoscopia.
TRATAMENTO
Em alguns casos, é possível tratar as hemorroidas com métodos caseiros como banhos de assento com água morna de dez a quinze minutos, uso de roupas íntimas de algodão, evitar segurar a vontade de evacuar, não fumar, evitar coçar a área e ingerir bastante fibras e água.
Além disso, o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e pomadas com corticóides para redução de dor e inchaço podem ajudar.
Mas, caso os sintomas da doença persistam, é necessária a intervenção cirúrgica minimamente invasiva ou tratamentos alternativos como a coagulação infravermelha e a ligadura elástica.
Lembrando que é importante e fundamental consultar um médico se você estiver com hemorroida.