Publicidade

Travesseiro para ansiedade? Cientistas criam objeto que pode aliviar a condição

Cientistas desenvolveram um travesseiro que imita a respiração humana para estimular o alívio da ansiedade

Travesseiro capaz de aliviar ansiedade – Freepik/benzoix

Quem não gosta de deitar a cabeça no travesseiro depois de um dia cheio de tarefas? Agora, imagine que um simples abraço em um travesseiro pode ajudar a aliviar a ansiedade. Foi exatamente isso que pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, buscaram desenvolver. “Uma intervenção domiciliar não farmacológica, intuitiva, seria complementar a outros tratamentos e benéfica para grupos não clínicos”, destacaram os pesquisadores no estudo, sobre a criação do objeto para ansiedade.

Publicidade

Para a criação, os cientistas exploraram o tato para estimular sensações de alívio, por meio de uma tecnologia chamada háptica. A pesquisa foi realizada com 129 participantes, incluindo estudantes da Universidade de Bristol, com idade de 18 a 36 anos. Com isso, houve a divisão de três grupos: 44 voluntários ficaram sentados sem fazer nada, 40 ficaram escutando uma meditação guiada e 45 foram convidados a abraçar um travesseiro. Todos foram informados que iriam realizar um teste de matemática. 

+++ Reiki e seus benefícios mentais e espirituais para pacientes oncológicos

+++ Contato de apenas dez minutos com cachorros alivia depressão, conforme estudo

TRAVESSEIRO QUE ALIVIA ANSIEDADE IMITA RESPIRAÇÃO

Conforme os pesquisadores, o travesseiro/almofada foi desenvolvido de forma abraçável, “contendo uma câmara pneumática alimentada por uma bomba externa que permite que a almofada ‘respire’. Com isso, o estudo publicado na Plos One, na última quarta-feira, 09, concluiu que os participantes avaliaram o protótipo de respiração como “calmante”. Ainda, enquanto o objeto se mostrou eficaz na redução da ansiedade antes da prova de matemática comparado com o grupo que não fez nada, os níveis de diminuição na tensão não tiveram diferenças entre o grupo que escutou meditação guiada

Publicidade

“Nossos achados destacam a eficácia dessa interface, demonstrando que as tecnologias hápticas podem ser eficazes para aliviar a ansiedade. Sugerimos que o campo seja explorado com mais profundidade para captar as nuances das diferentes modalidades em relação a situações específicas e características dos traços, concluíram os pesquisadores.