Publicidade

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a mais baixa desde abril, de acordo com pesquisa

O índice de disseminação do novo coronavírus no Brasil caiu de 1 para 0,94; veja mais

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a mais baixa desde abril – Freepik

No mundo, mais de 25,5 milhões de pessoas contraíram o novo coronavírus e 850.879 morreram em decorrência da doença, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins. No Brasil, os dados não são menos assustadores: o país soma um total de 121.391 óbitos pela COVID-19 e 3.908.272 casos desde o começo da pandemia (números divulgados pelo Ministério da Saúde até 31 de agosto de 2020)

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Cientistas canadenses anunciam que estão testando o açaí como tratamento contra a Covid-19

+++ VEJA TAMBÉM: Covid-19: Rússia anuncia primeiro lote de vacinas para setembro; Veja mais

Porém, a notícia boa é que a taxa de contágio do novo coronavírus no Brasil caiu de 1 para 0,94, o menor índice desde abril, como mostra o relatório semana do Imperial College London. O número reforça a tendência de estabilização da pandemia.

Também simbolizado por Rt, o “ritmo de transmissão” é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.

Publicidade

Nesta segunda, a média móvel de novas mortes em 7 dias foi de 866 óbitos, uma variação de -12% em relação aos dados registrados 14 dias antes. Essa foi a média mais baixa desde o dia 20 de maio, quando a média móvel foi de 804 novas mortes confirmadas por dia. O Brasil aparece com uma taxa menor do que outros países sul-americanos, como Chile (0,97), Venezuela (1,06), Argentina (1,09) e Paraguai (1,32).

O relatório do Imperial College London pondera que os números sobre o Brasil vêm passando por mudanças na maneira de divulgação e que, portanto, os resultados precisam ser interpretados com cautela.

Publicidade