Publicidade

Superdotação? Psiquiatra infantil ensina como identificar as altas habilidades do seu filho

Dra. Danielle H. Admoni, psiquiatra da Infância e Adolescência, foi profissional responsável por esclarecer esta questão para a Bons Fluidos; confira

Superdotação? Psiquiatra infantil ensina como identificar as altas habilidades do seu filho – Freepik / pch.vector

Você sabia que o Brasil tem mais de 19.699 alunos com superdotação, ou altas habilidades, matriculados na educação básica em todo o país? Os dados são do Censo Escolar do Ministério da Educação. Mas como saber que uma criança possui altas competências?

Publicidade

Dra. Danielle H. Admoni, psiquiatra da Infância e Adolescência na Escola Paulista de Medicina UNIFESP e especialista pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), nos explicou que a superdotação costuma ser identificada após um período conflituoso, em que seus dons e capacidades ainda passam despercebidos.

“Até chegar a este diagnóstico, a criança já passou por um processo de estranhamento com seus colegas, pois eles percebem rápido que há algo de diferente nela. Da mesma forma, a própria criança chega a se sentir completamente deslocada em diversas situações”, diz a psiquiatra.

Quer saber como são ‘diagnosticados’ os superdotados e quais sinais devem ser observados pelos pais? CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da revista Bons Fluidos, parceira da Viva Saúde.

Publicidade