Publicidade

Sinusite: quando precisa de cirurgia, como caso do cantor Gusttavo Lima?

Conforme médico, a sinusite é dividida entre crônica e aguda e pode precisar de cirurgia em casos de complicações; Entenda

Médico explica cirurgia para sinusite
Médico explica cirurgia para sinusite – Unsplash/engin akyurt e Instagram/gusttavolima

Recentemente, o cantor Gusttavo Lima precisou passar por um procedimento cirúrgico por conta de sinusite. Por conta do processo, o sertanejo adiou o show da última quinta-feira, 28, que faria no Rio Grande do Sul. Conforme levantamento da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a sinusite afeta 15 a 20% da população, em escala mundial. Aliás, a doença é caracterizada por uma inflamação na mucosa da área dos seios paranasais, de acordo com explicação do otorrinolaringologista Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci.

Publicidade

QUANDO É NECESSÁRIO CIRURGIA PARA SINUSITE?

Chamada de rinossinusite por médicos, o Dr. Dolci diz que a sinusite é dividida em duas classificações: aguda e crônica. “A aguda é quando o paciente está tendo a queixa de, por exemplo, obstrução nasal, rinorreia amarelada, rinorreia esverdeada, que o pessoal às vezes fala em catarro, diz o também professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ainda, o médico complementa que outro quadro que caracteriza essa forma da sinusite é uma pressão na área dos seios da face que, quando o paciente abaixa a cabeça, costuma sentir dores. Esse sintomas na forma aguda duram cerca de quatro semanas.

Nesse caso, a cirurgia é necessária quando há o problema atinge outras regiões. “Essa complicação afeta o olho, que são complicações orbitárias ou, infelizmente, pode atingir até o cérebro, que são as complicações intracranianas”, explica o Dr. Dolci. Outro caso cirúrgico para a sinusite aguda, segundo o otorrinolaringologista, é quando o paciente passa por algum procedimento odontológico e sofre com uma inflamação na região do seio maxilar, com o acúmulo de pus que não melhora com antibióticos.

Já quando os sintomas citados acima passam de 12 semanas, o paciente pode estar diante de um quadro de sinusite crônica. “Quando um tratamento clínico que com medicação não resolve, nesses casos, na maioria das vezes, acaba sendo cirúrgico”, diz o médico.

+++ Atriz Fernanda Machado fala sobre procedimento para sinusite: “Não foi nada fácil”

Publicidade

+++ Nariz ressecado? Confira hábitos que aliviam o incômodo

COMO OCORRE A CIRURGIA PARA SINUSITE?

Conforme o Dr. Dolci, cortes no rosto do paciente são raros quando se trata de cirurgia para sinusite, tanto aguda quanto crônica. “Os casos de hoje são feitos por uma câmera colocada dentro do nariz, que tem um instrumental todo específico para fazer a remoção, seja dessas secreções que tem dentro nariz, fazer uma limpeza dentro dessa região ou para a remoção, quando é caso de alteração de anatomia”.

RINITE ALÉRGICA PODE EVOLUIR PARA SINUSITE BACTERIANA

Publicidade

Algo destacado pelo médico é que até mesmo uma rinite alérgica pode evoluir para uma sinusite bacteriana, por obstruir as fossas nasais. Quadros como esse são, geralmente, tratados com antibióticos. “Existem pacientes que têm um processo inflamatório chamado de polipose nasal, que forma um pólipo dentro do nariz e vai evoluir para uma rinossinusite”.

 

Publicidade