Publicidade

Setembro Amarelo: Você sabia que plantas contribuem no tratamento da depressão?

No mês de prevenção do suicídio e alerta sobre a saúde mental, especialistas apontam tratamento simples que auxilia no bem-estar dos pacientes

No mês de prevenção do suicídio e alerta sobre a saúde mental, especialistas apontam tratamento simples que auxilia no bem-estar dos pacientes
Especialista aponta benefícios das plantas na prevenção – Freepik

O mês de setembro é marcado como o mês de prevenção do suicídio e alerta sobre doenças de saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de depressão e ansiedade cresceram em 25% durante a pandemia. Por isso, hoje em dia, é importante evidenciar medidas de prevenção e, principalmente, de combate da depressão.

Publicidade

Em primeiro momento, deve-se entender quais são os sinais da depressão. Distúrbios de sono, como a insônia ou a sonolência excessiva; dificuldade de concentração; baixa autoestima; fadiga ou perda de energia constante; alteração de peso; provocando o ganho ou a perda de quilos de uma forma não intencional; e pensamentos suicidas, são alguns dos sintomas do distúrbio mental, como aponta a especialista Ivana Cabral.

Além disso, ela destaca: “Não guarde os seus sentimentos para si, não precisa sentir vergonha deles, não guarde as suas dores.” “Encontre pessoas queridas e que você confie para desabafar, assim irá se sentir mais forte para enfrentar a depressão, conversar ajuda a reduzir o estresse que a doença traz”, finaliza.

No entanto, é importante também destacar os tratamentos, para aqueles já diagnosticados com a doença. Em primeiro lugar, a terapia, importante para ser a principal aliada nessa luta. Mas, não só isso, você sabia que outro grande aliado de pacientes da depressão podem ser simples PLANTAS!

Como plantas auxiliam no tratamento da depressão?

Na busca de encontrar um estado de equilíbrio, portanto, as plantas apresentam diversos benefícios para saúde mental. “Ajuda na diminuição do estresse e do cansaço mental, auxiliando na concentração, reduzindo os níveis de ansiedade”, explica a paisagista Rayra Lira. “O cheiro dessas plantas pode levar a melhorar da qualidade do sonos e a produtividade durante o dia, além disso, também leva a prevenção de irritações nos olhos, dores de cabeça, problemas respiratórios, também promovendo a absorção de gases tóxicos do ambiente e ajudando no controle da umidade”.

Publicidade

Além de, claro, promover o bem-estar do ambiente, as plantas ainda transmitem e absorvem emoções, melhorando o dia daquela pessoa que está para baixo.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade