Publicidade

Para acabar com a fadiga e garantir os músculos: Confira sete alimentos antioxidantes recomendados aos atletas

Estes tipos de alimentos garantem aquela energia e também agilizam a recuperação física

7 ALIMENTOS ANTIOXIDANTES PARA ATLETAS – Pixabay

Com certeza, levar uma vida atleta tem seus desafios, seja amador ou até profissional. 

Publicidade

Um dos segredos para conseguir melhorar a sua performance é, de fato, uma alimentação equilibrada. Entre tantos nutrientes, tem também os alimentos antioxidantes, que são um auxílio fundamental para qualquer tipo de atleta. 

Entre os benefícios, estão dar aquela fonte de energia a mais, e também, no pós-exercício, garantir uma melhor recuperação física e muscular do seu corpo. A seguir, uma lista com alimentos antioxidantes para colocar na sua dieta (sempre com a consulta de um profissional).

SETE ALIMENTOS ANTIOXIDANTES PARA ATLETAS

CHÁ-VERDE

Publicidade

As substâncias mais importantes dessa bebida são as catequinas, que “melhoram a capacidade antioxidante total no sangue (antes e após o esforço físico), modula o estresse oxidativo, reduz o dano muscular, acelerando a recuperação”, considera a nutricionista Jacqueline Moniz Anversa. Opte por consumir o chá “convencional” ou o extrato seco.

AÇAÍ E FRUTAS VERMELHAS

A nutricionista Mariane Iori, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva Funcional e Fitoterapia Funcional, explica que alimentos de coloração mais avermelhada ou arroxeada possuem antocianinas. “O consumo de mirtilo auxilia a diminuir o estresse oxidativo e aumentar a concentração de citocinas anti-inflamatórias”, explica. Prefira consumir estes tipos de alimentos In natura ou em extratos secos.

Publicidade

GINSENG

A planta contém ginsenosídeos, que “interagem no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, para equilibrar o ACTH e cortisol. O ACTH se liga às células do cérebro e afeta processos ligados ao estresse”, diz Paula. As substâncias atuam como antioxidante. Faça uso In natura ou chá.

CEBOLA

Publicidade

O alimento tem alta concentração de quercetina, um flavonoide encontrado na casca da cebola. Ela tem “efeito anti-inflamatório, que auxilia a modular a imunidade muitas vezes diminuída após treinos intensos ou competições”, considera a nutricionista Andréia. Opte com consumir a casca ou o extrato.

AÇAFRÃO-DA-TERRA OU CÚRCUMA

“Esta especiaria tem curcumina, responsável por suas propriedades antioxidantes para atletas“, como explica a nutricionista Paula. Além disso, ele ainda tem ação anti-inflamatória, sendo útil para atletas que têm dores musculares. Como consumir: in natura ou em extrato seco.

Publicidade

LINHAÇA

A semente tem alta concentração de lignanas, um fitoestrógeno antioxidante. “É rica em fibras, o que auxilia a diminuir a velocidade de absorção da glicose no sangue, evitando picos de insulina, além de ser rica em ômega 3 auxiliando a modular a inflamação do atleta”, fala Andréia. Use o alimento in natura ou na versão triturada.

MARACUJÁ

A fruta, que é popularmente conhecida como um “calmante natural”, também é conhecida como um fitoterápico para pessoas que sofrem com obesidade. “Ela age controlando a compulsão alimentar associada à ansiedade, além da ação antioxidante”, diz a nutricionista Mariane. Use a fruta, seja ela pura ou em chás, tintura ou extrato seco.

*Por: Natasha Franco e Isis Fonseca*