Publicidade

Sentar no vaso sanitário e ficar no celular por mais de 5 minutos é perigoso, alerta médica

Se você tem esse costume de sentar no vaso e mexer no celular, está na hora de repensar suas atitudes; simples hábito pode causar consequências ruins ao corpo, como o surgimento de hemorroida

Você senta no vaso sanitário e fica no celular? Especialistas alertam que atitude é perigosa
Você senta no vaso sanitário e fica no celular? Especialistas alertam que atitude é perigosa – wayhomestudio/ Freepik

É comum que muitas pessoas se atualizem das notícias do dia e respondam mensagens não lidas enquanto estão no vaso sanitário. Aquele ali, para muitos, é o único momento de calmaria e tranquilidade. Entretanto, se você é uma dessas pessoas, talvez precise mudar essa atitude.

Publicidade

Ela parece inofensiva, mas especialistas alertam que pode ser prejudicial à saúde e causar hemorroidas.

Em matéria publicada pelo portal The Sun, a médica Stephanie Taylor contou: “Quando você senta no vaso sanitário, seu ânus fica posicionado em um nível diferente em relação ao resto da metade inferior do seu corpo. Isso gera maior pressão nas veias da parte de baixo do reto, o que pode, eventualmente, levar ao surgimento de hemorroidas e resultar em sangramentos”.

Vaso sanitário x hemorroida

Além do simples fato de sentar no vaso sanitário, o esforço na hora da evacuação também é outro fator de risco para a hemorroida. Quando os dois se somam, aí os casos aumentam. E foi o que aconteceu nos últimos tempos.

A indicação é de que o momento de evacuar dure apenas 5 minutos. Caso nada aconteça durante esse tempo, o ideal é se levantar do vaso e esperar para tentar em outro período – justamente para não correr riscos de sofrer com uma possível hemorroida.

Publicidade

Hemorroida, e agora?

Em artigo para o Tua Saúde, o enfermeiro Manuel reis alertou que “o tratamento para hemorroidas pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo proctologista. Para aliviar a dor e o desconforto, serão usados o Paracetamol ou Ibuprofeno, pomadas como Proctyl ou Ultraproct. Ou cirurgia, nos casos mais graves, em que a hemorroida fica “presa” no ânus, por exemplo”.

No entanto, ele ainda completa dizendo que “algumas medidas caseiras, como fazer banhos de assento, comer alimentos ricos em fibra ou evitar usar papel higiênico para não ferir a região anal, também ajudam a aliviar a dor e a tratar as hemorroidas mais rápido, principalmente quando não se pode tomar remédios, como acontece na gravidez”.

Publicidade