Publicidade

Saúde Oral: cirurgião dentista indica 5 dicas para evitar doença periodontal

O cirurgião dentista Dr. Reginaldo Júnior listou dicas fundamentais para manter a saúde oral em dia

Saiba como manter a saúde oral com estas 5 dicas – Unsplash/ nrd

Você cuida da sua saúde oral? A falta de cuidados com a boca e os dentes é um dos principais causadores das doenças periodontais e em tempos de pandemia, cuidar da saúde como um todo é fundamental para manter o corpo saudável e evitar infecções. 

Publicidade

O cirurgião dentista Dr. Reginaldo Júnior listou dicas fundamentais para manter a saúde bucal em dia e evitar sofrer com periodontite e outras doenças que começam na boca. Veja:

+++ Gengivite gravídica: saiba como prevenir o problema, que pode causar aborto espontâneo

1. Fazer o uso da escova de dente da forma correta

Utilizar escovas com cerdas macias, realizando movimentos circulares, para que as faces vestibular, frontal e posterior do dente sejam completamente limpas, diminuindo a quantidade de restos de alimentos – biofilme dental – depositadas naquelas regiões.
 
2. Fazer o uso correto do fio dental uso do fio dental

Publicidade

A utilização do fio dental é o fator mais importante, porque ele alcança lugares entre os dentes onde as cerdas das escovas não alcançam, como a parte interna dos dentes, onde estão envolvidas pela gengiva. E essa região é onde o fio dental vai alcançar, quando é passado de forma correta – abraçando o dente – e trazendo o alimento para fora e limpando realmente a boca.
 
3. Uso do enxaguante bucal sem álcool

O enxaguante bucal Para complementa a higiene oral. A importância de ser sem álcool, é porque além do álcool ter fator cancerígeno, ele mata a flora bacteriana sem selecionar o tipo de bactérias que ele vai exterminar. Esse processo pode proliferar fungos e prejudicar a saúde oral.

+++ Clareamento dentário: você sabia que o dentista pode controlar o tom de branco nos seus dentes? Bruna Conde explica tudo sobre o assunto!
 
4. Limpeza dental

Publicidade

Procurar um cirurgião dentista de confiança, para que seja feita uma limpeza dentária e estar sempre em dia com a assepsia oral de 6/6 meses ou 1 vez ao ano.
 
5. Remoção de tártaro

Realizar a limpeza dentária periódica de 6/6 meses ou 1 vez ao ano através de cureta ou ultrassom para remoção do tártaro. Junto é usada a pasta profilática do cirurgião dentista, com uma escovinha com motor de baixa intensidade para remover todo o biofilme que está grudado nas faces livres dos dentes. O tártaro é um dos grandes vilões da doença periodontal, que se inicia com o gengivite. Se a gengiva sangra, a doença periodontal está instalada.

Publicidade