Publicidade

Saúde ocular: oftalmologista reforça cuidados com os olhos durante a pandemia

Perto do Dia Mundial da Saúde Ocular, a oftalmologista Dra. Claudia Galvão falou sobre os principais cuidados com os olhos durante a pandemia

Saiba como cuidar da saúde ocular durante a pandemia – Freepik/ freepik

Diante da pandemia da Covid-19, em que os olhos representam uma das portas de entrada para o coronavírus, estar atento às medidas de prevenção, bem como estar com os cuidados redobrados com óculos e lentes de contato, são mensagens que estão em evidência para o Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado neste sábado, 10 de julho. 

Publicidade

Para tanto, a oftalmologista e diretora científica da Associação Baiana de Medicina (ABM), Dra. Claudia Galvão, reforça a necessidade da atenção para as práticas de prevenção e cuidados do dia a dia.

“Reconhecendo os olhos como uma possível porta de entrada para o vírus, é importante que as medidas de prevenção sejam mantidas, sobretudo, a de não tocar os olhos com as mãos sujas. Alguns cuidados básicos de rotina podem fazer a diferença para a preservação de uma boa visão, como se atentar aos raios solares e manter a região dos olhos limpa”, apontou. 

+++ Influência genética pode favorecer desenvolvimento de casos graves de COVID-19 em jovens saudáveis

A especialista também observa que os usuários de lentes de contato devem ficar ainda mais em alerta, já que precisam tocar os olhos com maior frequência do que a população em geral. De acordo com ela, uma alternativa é considerar trocá-las por óculos durante um tempo, para evitar o toque constante. 

Publicidade

No entanto, segundo a Dra. Claudia, as pessoas que optarem por permanecer com o uso das lentes devem estar mais atentas à devida higienização das mãos antes de manuseá-las.  “A higiene durante o manuseio das lentes de contato é muito importante, e no momento que estamos vivendo, sua relevância é ainda maior pelo risco de contaminação por coronavírus. Sendo assim, recomenda-se a lavagem cuidadosa das mãos antes de colocar ou retirar as lentes, assim como o uso de álcool em gel. No entanto, todo o álcool deve ser removido das mãos, a fim de evitar queimaduras químicas oculares”, destacou a médica. 

Entre as recomendações da oftalmologista, também está a necessidade de evitar esfregar os olhos. Embora seja um hábito comum, a prática representa muitos riscos, pois caso as mãos tenham tido contato com o vírus, bactérias ou outros agentes infecciosos, podem fazer com que uma pessoa seja infectada ou trazer malefícios oculares.

+++ Saiba por que na pandemia, mais do que nunca, você deve atingir 8 horas de sono de boa qualidade

Publicidade

É uma medida que reduz o risco de infecção. Caso você sinta vontade de manipular os olhos de alguma forma, a exemplo de coçar ou retirar cílios, recomenda-se usar um lenço de papel e não os dedos. Para ajustar os óculos, é preciso fazer a higienização das mãos. Já em casos de uso de lentes de contato ou de olho seco, principalmente em ambientes com baixa umidade relativa do ar, recomenda-se o uso de lubrificantes oculares”, aponta Dra. Claudia Galvão.

Por fim, a especialista lembra ainda que o ato de coçar os olhos, além de aumentar o risco de infecção pela Covid-19 e outras afecções oculares, como conjuntivite e outros vírus e bactérias, pode levar ainda, em casos extremos, ao surgimento e agravamento de doenças como astigmatismo e ceratocone.

“Se for necessário tocar nos olhos, inclusive para administrar medicamentos, como colírios ou pomadas oftálmicas, lave as mãos primeiro com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Em seguida, lave-as novamente depois de tocar nos olhos”, recomenda.
 

Publicidade