Comer demais é um erro que todos nós já cometemos, seja por ansiedade, falta de controle ou a busca por uma recompensa em períodos muito estressantes, não é?
Mas para todo problema há uma solução! E neste caso, ela pode vir da própria comida. É possível recorrer a alimentos que ajudam a controlar a fome.
Para isso, é preciso apostar nos ingredientes corretos, como frutas e castanhas, que têm substâncias que aumentam a sensação de saciedade do seu organismo e, ajudam a diminuir a chance de você exagerar quando sentar para comer. Confira mais alimentos:
+++ VEJA TAMBÉM: Nutrólogo aponta 5 alimentos diuréticos que combatem a retenção de líquidos
+++ VEJA TAMBÉM: Peixes, ovos e azeite auxiliam a visão e evitam doenças oculares; Veja mais
Maçã
Contém uma fibra chamada pectina, que pesquisas ligaram à liberação de hormônios de saciedade. Um estudo da Penn State University (EUA) descobriu que pessoas que comem um pedaço da fruta 15 minutos antes do almoço consomem cerca de 200 calorias a menos na refeição.
Aveia
Possui fibras solúveis que se misturam com líquidos durante a digestão, adiando a chegada da próxima sensação de fome. Procure pelas versões integrais.
Dica: Use como cobertura no iogurte, frutas picadas ou sopa. Ou substitua o arroz do risoto pela versão em grãos.
Laranjas, tangerinas e outras frutas cítricas
Ricas em fibras e com bastante água, ajudam a hidratar. Mas tem que ser a “fruta in natura” para saciar o apetite. Evite o consumo em forma de sucos durante as refeições.
Nozes
Não são apenas as cascas que são duras – as paredes das células do alimento resistem à digestão, então você absorve apenas 1/5 da gordura. Além disso, o esforço da mandíbula para comer ajuda a saciar a fome, já que mastigar ativa os sensores de satisfação do corpo.
Melancia
Ela é composta de água em sua maioria, mas tem bastante fibra também. Experimente comer duas fatias antes das refeições e veja como ela pode te ajudar saciar a fome.
Pipoca
Uma porção de três xícaras de chá de pipoca natural possui apenas 100 calorias. Uma pesquisa da Penn State University (EUA) mostra que snacks de grande volume e baixa densidade adiam a sensação de fome.
Ovos
Um estudo seguiu dois grupos: ambos ingeriram a mesma quantidade de proteínas no café da manhã, mas um comeu dois ovos e torrada com frutas de baixa caloria e outro iogurte e bagel com cream cheese. Os primeiros consumiram 164 calorias a menos no almoço.
Adicionar esses alimentos em sua rotina é uma alternativa para diminuir o apetite exagerado. Mas um planejamento individualizado, feito por um nutricionista é sempre a melhor alternativa para seu organismo.