Se você é daqueles que não abrem mão de uma alimentação saudável ou está tentando mudar seus hábitos alimentares, um dos alimentos que não pode faltar em sua mesa é a ricota. Tido por muitos como queijo, embora não seja, ela traz diversos benefícios aos que a consomem!
Mas afinal, o que é a ricota? Vendida em supermercados e sendo também facilmente preparada em casa, ela é um dos alimentos que derivam do soro do queijo, sendo encontrada no formato similar ao dos queijos, mas possui bem menos gordura e apresenta um frescor ainda mais perceptível ao paladar!
E, por ser obtida do soro de queijos, esse alimento conta com nutrientes muito importantes à nossa saúde e em quantidades maiores do que em outras fontes desses mesmos nutrientes.
+++ VEJA TAMBÉM: Você sabia? Consumir laticínios e cafeína são alguns dos hábitos que aceleram o metabolismo
+++ VEJA TAMBÉM: Pastinhas leves e saudáveis: 3 formas deliciosas e práticas de fazer hummus
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
- Vitamina A: ajuda a combater espinhas, não deixa as células envelhecerem antes da hora, combate o câncer, é bom para evitar a anemia, diminui a incidência de problemas de pele, aumenta a defesa do organismo.
- Potássio: auxilia indiretamente no processo de manutenção e relaxamento muscular (bom contra caimbras), previne males cardíacos e cerebrais (avc), ajuda a trazer equilíbrio de água no corpo.
- Proteína: presente na maior parte da Ricota, é o nutriente ideal a quem faz musculação ou pratica outros esportes visando o ganho de massa magra, pois são o “ingrediente”, assim digamos, principal dos músculos.
- Fósforo: atua em nosso organismo junto com o cálcio, garantindo uma boa densidade óssea e ajudando na saúde dentária. Também dá uma forcinha na manutenção do Ph ideal (alcalino), prevenindo o aparecimento de diversas doenças.
- Cálcio: encontrado em grande porção na Ricota uma vez que esta deriva-se do soro de queijos, o cálcio tem sua importância maior na saúde dos ossos e dentes. Este nutriente também é importante quando o organismo precisa coagular bem como para deixar a pressão do coração regulada.
Além de tais elementos nutritivos, os quais são encontrados em maior abundância, você também terá: niacina, riboflavina, tiamina, sódio, ferro e carboidrato.
ATENÇÃO
Também, por ser feita com leite, não é indicado para quem tem intolerância à lactose. Mas não deixe de consultar o seu médico, pois em alguns casos ele pode recomendar o consumo da ricota em pouca frequência, quando não provoca dores abdominais e diarreia.
COMO FAZER RICOTA EM CASA?
Ingredientes
- 1,5 litro de leite integral tipo A
- 2 colheres (sopa) de caldo de limão peneirado.
Modo de preparo
1. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver e levantar espuma desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture bem.
2. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar. Você vai notar que o leite fica empelotado, com uma parte sólida branca bem visível, mergulhado em um líquido pouco amarelado. Caso isso demore muito pra acontecer, é indicado ligar o fogo novamente e deixar levantar fervura. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.
3. Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo, pode ser até um pano de prato. Coloque sobre uma tigela funda.
4. Vá despejando aos poucos o leite talhado sobre a peneira. Junte as pontas do pano de prato e levante para formar uma trouxinha. Torça o pano e aperte contra a peneira para escorrer o soro. Esse soro pode ser reservado para outras receitas.
5. Transfira a trouxinha de pano com a ricota para dentro de um refratário individual (tipo ramequim). Agora é hora de enformar a ricota. Abra o pano e nivele o alimento com as costas de uma colher. Feche o pano novamente sobre o queijo e em cima dele apoie uma lata cilíndrica para prensar. O ideal é que a ricota solte um pouco mais de líquido e fique bem modelado.
6. Após 20 minutos, retire a lata que em cima e abra o pano. Coloque um prato sobre o refratário e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir ou conserve na geladeira por até 3 dias, coberto com filme para não ressecar.