Publicidade

Reduzindo o sal! Confira dois temperos para substituir o ingrediente

O consumo de sal no Brasil é exagerado, quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Temperos substitutos do sal – Freepik/topntp26

Dentre as opções para substituir o sal existem ingredientes milenares, utilizados desde a Grécia Antiga até os dias de hoje. Aliás, eles podem estar na sua própria cozinha. O orégano e o açafrão são temperos tanto deliciosos quanto aromáticos, e o melhor é que eles podem auxiliar na redução da pressão arterial

Publicidade

O cenário de hipertensão do Brasil é preocupante: cerca de 30% da população sofre com a doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Esse dado também pode estar relacionado com o consumo exagerado de sal, já que um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que o brasileiro ingere, em médio, 9,34 gramas por dia do ingrediente, quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 5 gramas

Mas, as especiarias como o orégano e o açafrão podem ajudar no processo de redução do sal no dia a dia. Um estudo de setembro de 2021, publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition, fez com que 71 participantes com risco para doenças cardiovasculares consumissem doses dos níveis baixo (0,5 gramas), moderado (3,2 gramas) e alto (6,5 gramas) com a mistura de 24 temperos.

+++ Hipertensão: uma doença silenciosa que pode ser muito perigosa e levar a comorbidades

+++ 30% dos brasileiros têm hipertensão arterial; saiba como prevenir a doença

Publicidade

TEMPEROS AJUDAM A PRESSÃO ARTERIAL  

O resultado mostrou que aqueles que consumiram níveis mais altos de ervas e especiarias tiveram uma propensão para uma maior qualidade da pressão arterial. Nessa pesquisa, não foram analisadas as propriedades dos temperos e nem a saúde dos participantes em um maior período de tempo.

Ainda, lembre-se que antes de realizar essa substituição é importante passar em médio nutricionista para que seja avaliado quais temperos e qual quantidade é melhor para cada organismo.

ORÉGANO

Publicidade

Uma pesquisa publicada na Nutrition Data mostrou que o orégano é uma ótima fonte de cálcio, magnésio, ferro e vitamina K. Aliás, o orégano supre 8% de vitamina K com apenas uma colher de chá. 

AÇAFRÃO 

Com propriedade anti-inflamatória, um estudo da Universidade Federal de Goiás (UFG) apontou que o açafrão auxilia na melhora do desempenho dos atletas e na recuperação muscular. O ingrediente que foi fonte da pesquisa foi cultivado em um município goiano, chamado Mara Rosa.

Publicidade