Procrastinação: dicas para vencer o ciclo de adiamento

Especialistas explicam as causas e os efeitos negativos da procrastinação e dão dicas para vencer a prática

Procrastinação: dicas para vencer o ciclo de adiamento
Procrastinação: dicas para vencer o ciclo de adiamento – Foto: Freepik

Deixar tarefas para depois é uma estratégia comum do nosso cérebro, que sempre busca analisar a relação entre custo, benefício e tempo. A procrastinação é um fenômeno universal e embora algumas pessoas sofram mais com ela do que outras, ninguém consegue fugir totalmente dessa prática de atrasar atividades que precisam ser realizadas.

Publicidade

Até certo ponto, o ato de atrasar voluntariamente o curso de uma ação é normal e inofensivo, parte do dia a dia da maioria das pessoas. No entanto, quando praticada excessivamente, pode apresentar riscos para a saúde e bem-estar do indivíduo.

“De forma exagerada, a procrastinação traz prejuízos, seja no trabalho, ou até mesmo no desenvolvimento e aumento da ansiedade e estresse”, afirma Robson Gimenez, psicólogo do Hospital São Francisco, de Mogi Guaçu.

Apesar de ser um comportamento padrão para o procrastinador, independente do tipo de atividade e ambiente, o psicólogo afirma que o trabalho é um dos principais cenários para a procrastinação.

“É um local em que essa prática ganha evidência, pois envolve outras pessoas, prejudicando objetivos coletivos, além de ser onde o indivíduo costuma ser mais notado, no caso por chefes”, diz.

Publicidade

O educador corporativo e fundador do Grupo Cazulo, Kiko Kislansky, acrescenta que a procrastinação no trabalho pode estar associada à falta de sentido por parte do colaborador.

“Quando a atividade é mecânica e desprovida de sentido, ou seja, o colaborador não vê um propósito naquilo, há menos empolgação e consequentemente o adiamento de tarefas”, afirma.

Então, o que fazer? Os especialistas dão dicas para evitar entrar nesse ciclo de adiamento e reduzir cada vez mais a procrastinação.

Publicidade

Vença a procrastinação com essas dicas:

Autoconhecimento

O psicólogo do HSF, Robson Gimenez, destaca que o primeiro passo para interromper o ciclo de procrastinação é o autoconhecimento. “Se conhecer mais, compreender seus pontos fracos e fortes, e estabelecer caminhos que vão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e a sua saúde mental é uma forma de minar as desculpas para procrastinar”, esclarece o especialista.

Hábitos saudáveis

Publicidade

Outra dica do psicólogo é desenvolver hábitos saudáveis. Manter uma rotina, dormir bem, alimentar-se corretamente e praticar atividades físicas aumenta a disposição e a saúde e bem-estar em geral.

Propósito

O especialista Kiko Kislansky destaca que as pessoas são movidas por sentido e significado, e por isso, a conexão com um propósito de vida é essencial para se sentir engajado em qualquer tarefa. “Se conectar com pessoas e causas, encontrar um verdadeiro sentido por trás do trabalho e outras partes da vida proporciona motivação e resiliência para seguir em frente”.

Publicidade

Agenda

Programar as tarefas em uma agenda, estabelecendo metas simples e flexíveis, é uma forma de organizar a rotina. O psicólogo do HSF de Mogi Guaçu indica dividir uma grande tarefa em diferentes partes, pois assim diminuem as chances de postergar a atividade e realizá-la da melhor maneira, dando atenção aos detalhes.