Publicidade

Problemas de intestino preguiçoso? Sua respiração pode acabar com este tormento

Embora muitos não saibam, a prática do método Low Pressure Fitness mostra que trabalhar regularmente o diafragma pode acabar com esse tormento que é a constipação 

Saiba como cuidar da saúde do seu intestino por meio da respiração – Unsplash/ Albert Avn

Não é um problema simples, mas é comum: segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 40 milhões de brasileiros sofrem com a prisão de ventre. Com impacto direto na qualidade de vida das pessoas, é um distúrbio de saúde com várias consequências, desde dor e inchaço no abdômen até náuseas e incapacidade de urinar. Pode comprometer até mesmo outros tratamentos ao reduzir a absorção de medicamentos.

Publicidade

Mas resultados obtidos por quem pratica regularmente exercícios do método Low Pressure Fitness (LPF) mostram que a respiração correta contribui diretamente para resgatar o bom funcionamento do intestino.

+++ Covid-19: Modulação intestinal pode se tornar uma abordagem promissora no manejo terapêutico dos pacientes da doença

“Algumas pessoas que costumavam ficar cinco, sete e até 10 dias sem conseguir ir ao banheiro relatam que notaram melhoras já na primeira semana de prática, mas isso é porque o LPF trabalha de maneira muito direta o diafragma, ajudando a normalizar  esse músculo e resgatar sua função”, destaca Carol Lemes, embaixadora do Low Pressure Fitness no Brasil.

“Muita gente não faz essa correlação direta com os exercícios respiratórios, mas o diafragma separa a cavidade torácica da abdominal, onde fica o intestino, e quando ele não é exercitado de maneira regular, com práticas respiratórias específicas, acaba ficando mais rígido e reduzindo sua capacidade de movimento explica. Isso faz com que não estimule de maneira ideal o peristaltismo, que são os movimentos que favorecem o processo de digestão, é uma alteração mecânica, diz. A estrutura está diretamente ligada a função. O diafragma , além de ser o principal músculo respiratório e possuir um importante papel na postura, ele também atua como motor linfático e visceral. “Quando essa estrutura é normalizada, sua função é restabelecida e o intestino volta a funcionar diariamente”

Publicidade

Carol ressalta que existem ainda outros fatores fisiológicos ligados diretamente à respiração correta e que são beneficiados neste processo. “Já temos estudos demonstrando que as respirações rítmicas atuam sobre o nervo vago craniano, que também é responsável por estimular a liberação de líquidos digestivos”, informa.

+++ Estudo explica como a dieta alimentar melhora o microbioma intestinal e diminui o risco de doenças

“Em complemento, o peritônio, aquela membrana que envolve os órgãos da cavidade abdominal, está inserido no centro tendíneo do diafragma. Então, quando eu movimento o diafragma, por tabela movimento também esses órgãos peritoneais e, por consequência, estímulo a função intestinal”, diz.

Publicidade

“Não surpreende então que o primeiro benefício relatado pelos praticantes do LPF seja essa melhora. Claro que a constipação também pode ter outras causas, como uma alimentação inadequada, além de fatores psicológicos”, diz. Porém, restabelecer o movimento do diafragma é o primeiro passo para garantir a saúde intestinal, acrescenta Carol. 

Sobre o Low Pressure Fitness – LPF

O Low Pressure Fitness – LPF é um programa de treinamento postural e respiratório para a região lombar, pelve e quadril, com exercícios que não exercem pressão sobre o pavimento pélvico ou a coluna durante sua execução. Foi inspirado na chamada técnica hipopressiva, desenvolvida nos anos 80, e com a experiência e grande repercussão dos resultados, seus fundadores criaram uma certificação internacional para profissionais da área de saúde e das ciências do exercício físico, com a fundação do International Hypopressive Physical Therapy Institute. Isso possibilitou sua expansão, com mais de 5 mil profissionais certificados e cerca de 100 mil praticantes apenas no Brasil.

Publicidade

Sobre Carol Lemes

Formada em Educação Física pela UNICAMP,  Carol Lemes é embaixadora no Brasil do método Low Pressure Fitness, mais conhecido como a técnica da barriga negativa. Carol foi a primeira brasileira a ter a certificação da escola Internacional Hypopressive & Physical Therapy Institute e, em 2015, trouxe a LPF para o país. Desde então, já formou mais de 5 mil fisioterapeutas e profissionais da área aptos a aplicarem a técnica em mais de 50 cidades.

Carol também é certificada pelo método Gasquet, desenvolvido pela médica e fisioterapeuta francesa Bernadette Gasquet, grande referência em parto e pós-parto, e em ELDOA (Longitudinal Osteo-Articular Decoaptation Stretching), com o Osteopata francês Dr. Guy Voyer .

Publicidade

Hoje, Carol possui três Studios em Campinas e conta com um time de seis profissionais que a ajudam no processo de expansão do método pelo Brasil. Além disso, ela também é fundadora da empresa Leading Fitness focada em cursos para profissionais da área de saúde.

Instagram: @carollemeslpf
Site: www.lpfbrasil.com.br