Publicidade
Saúde bucal é essencial para uma vida saudável – Freepik

Praticar esporte e ter o hábito de se exercitar frequentemente é benéfico para saúde, tanto que é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas você sabia que o seu desempenho pode ser prejudicado por problemas nos dentes e músculos da face?

Publicidade

+++ Mau hálito em idosos: por que com o passar dos anos a boca costuma ficar com mau cheiro?

Muitas vezes, a sensibilidade nos dentes e na gengiva – como pontadas e sangramentos -; dores na articulação temporomandibular, que podem atrapalhar a concentração; e o bruxismo, o ato de tensionar a mandíbula, apertar e/ou ranger os dentes, pode trazer sérios problemas, como o desgaste e quebra dos dentes. Tudo isso acaba interferindo no desempenho físico. Estudos comprovam que caso um atleta possua qualquer tipo de problema bucal, seu rendimento reduz em até 21%.

Para explicar como isso acontece, a cirurgiã dentista pós-graduada em Periodontia e em Disfunção Temporomandibular, Bruna Conde explica que os praticantes de atividade física são os maiores apertadores de dentes, pois realizam esse hábito – sem pensar que estão fazendo – para força, equilíbrio e postura.

+++ Roncar não é normal e o hábito pode causar sérias consequências ao corpo, como falta de memória e até dificuldade de saciedade

Publicidade

A sensibilidade nos dentes pode ser associada ao biotipo gengival, ex-usuários de aparelhos ortodônticos, estilo de vida, hábitos de higiene, alimentação e ingestão de bebidas e alimentos ácidos.

A dica da especialista, que é membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), é esperar pelo menos 30 minutos após cada refeição e só depois escovar os dentes. “Isso ajuda a manter o pH bucal equilibrado, já que a saliva age neutralizando os ácidos que estão espalhados pela superfície dentária, consequentemente minimiza o risco de erosão.”

Placa personalizada para o bruxismo

Publicidade

O ato de apertar os dentes também é motivo de baixo desempenho na prática de atividade física, já que a tensão causada na mandíbula pode provocar dores de cabeça, dores na gengiva e até mesmo a quebra dos dentes. “Para auxiliar na hora do exercício, recomendamos uma placa otimizadora personaliza, moldada na boca do paciente, para ajudar a reduzir o impacto e auxiliar na hora que der vontade de apertar os dentes. Essa placa é diferente do protetor bucal e não pode ser a placa pronta que se compra em farmácia e internet”, explica Bruna Conde.

Hidratação é fundamental

A boca precisa estar hidratada! A saliva tem papel fundamental, trabalha na lubrificação e diluição dos alimentos, além de proteger contra as bactérias e umedecer a boca. “A falta de uma boa hidratação interfere na salivação, assim como as dietas muito rígidas, como jejum intermitente, com baixo consumo de carboidratos, que leva ao hálito cetônico, aquele que exala odor por todo o seu corpo e pode atrapalhar o seu treino”, comenta a cirurgiã dentista.

Publicidade