saude   / Contracepção

Por que não existe pílula anticoncepcional masculina?

Entenda porquê ainda não existem contraceptivos hormonais para homens, embora pareça uma ótima ideia

Viva Saúde Publicado sexta 2 abril, 2021

Entenda porquê ainda não existem contraceptivos hormonais para homens, embora pareça uma ótima ideia
Entenda porquê homens não tomam pílulas anticoncepcionais - Freepik

Existe uma analogia, que compara o sentido de duas ideias, em relação ao uso de contraceptivos por homens e que deixa muita gente encafifada: "Se uma mulher pode ter apenas uma gestação em um ano e um homem pode engravidar milhares de mulheres no mesmo período, por que não retiramos a munição da arma ao invés de continuar dando coletes à prova de balas para as mulheres?". 

Ao longo da história, grande parte da responsabilidade pela contracepção e controle de natalidade recaiu sobre as mulheres e, embora todos os anos surjam pesquisadores dispostos a desenvolver contraceptivos hormonais para homens, até hoje nenhuma pílula anticoncepcional masculina foi distribuída. 

+ VEJA TAMBÉM: Já tomei a 2ª dose da vacina! Posso passar a Páscoa com outra pessoa?

A razão é clara: as mulheres têm mais a perder e enfrentam mais riscos à saúde quando engravidam. Mas muitos homens ainda querem uma opção contraceptiva segura e eficaz que lhes dê mais controle sobre sua vida reprodutiva, que lhes dê a opção de não usar preservativo. Felizmente, muitos cientistas estão examinando essa possibilidade agora. Mas, por que não está disponível?

Os investigadores que trabalham com anticoncepcionais masculinos dizem que há dois grandes desafios para levar esses produtos ao mercado. Por um lado, bloquear a produção de milhões de espermatozoides por dia em homens versus impedir a liberação de um óvulo por mês em mulheres é apenas mais complicado, biologicamente falando. Em segundo lugar, há pouco financiamento disponível para ensaios clínicos dessas drogas.

+ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil

Em 2018, pesquisadores desenvolveram o DMAU - uma pílula constituída por derivados dos hormônios femininos que atua diminuindo a quantidade de testosterona, no entanto, apesar de já ter sido testada em alguns homens, a pílula anticoncepcional masculina ainda não está disponível devido aos efeitos colaterais relatados, como aumento da acne, diminuição da libido e alterações de humor.

Último acesso: 19 Sep 2021 - 05:21:23 (1903).