saude   / Páscoa na pandemia

Já tomei a 2ª dose da vacina! Posso passar a Páscoa com outra pessoa?

Especialista explica que não, já que existe incerteza sobre se quem foi imunizado deixa de transmitir o vírus

VIVA SAÚDE Publicado sexta 2 abril, 2021

Especialista explica que não, já que existe incerteza sobre se quem foi imunizado deixa de transmitir o vírus
Já tomei a 2ª dose da vacina! Posso passar a Páscoa com outra pessoa? - Pexels

Com a chegada do feriado da Páscoa, cientistas, médicos e outros profissionais de Saúde têm pedido às pessoas que fiquem em casa e mantenham o isolamento para diminuir a disseminação do coronavírus.

Mas quem já tomou a segunda dose da vacina pode passar o feriado junto com outras pessoas que não tomaram o imunizante contra a Covid-19?

+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à "Covid longa"

Especialista explica que não! 

"Não pode. A transmissão está descontrolada. Não sabemos se vacinados transmitem, então existe esse risco. Infelizmente mesmo quem tomou o regime completo não pode [se] aglomerar nesse momento", avaliou a biomédica Mellanie Fontes-Dutra para o Portal G1

"Se o cenário de transmissão fosse outro, as ações poderiam ser outras. Mas está tudo explodido, com um potencial imenso de agravar ainda mais, com justamente esses contatos que podem ocorrer na Páscoa", afirmou Fontes-Dutra.

Segundo a especialista, é necessário que o país alcance, no mínimo, o percentual de 70% da população vacinada para que não haja riscos graves para a saúde.

E, a conduta deve ser a mesma e os cuidados devem ser mantidos, sendo Páscoa ou não. Ou seja, as pessoas não devem aglomerar, devem usar máscaras e precisam higienizar sempre as mãos. 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:28:57 (1904).