Publicidade

Por conta da guerra, quase 7 mil animais serão sacrificados na Ucrânia

Zoológico ucraniano encontra dificuldade para transferir animais, principalmente predadores, como leões, tigres e ursos: ”Toda a infraestrutura foi destruída”

Animais serão sacrificados na Ucrânia, por conta da guerra – Unsplash/MARIOLA GROBELSKA

Os bombardeios russos na cidade ucraniana de Kharkiv deixaram o zoológico Feldman Ecopark sem estruturas para a habitação de animais no local. Sem funcionários e falta de alimentos, 6.810 animais estão prestes a serem sacrificados, principalmente aqueles de grande porte. “Posso dizer que o parque foi quase completamente destruído”, disse o proprietário do local Oleksandr Feldman.

Publicidade

ANIMAIS DE GRANDE PORTE PRECISARIAM DE DIVERSOS EQUIPAMENTOS PARA SEREM TRANSFERIDOS DO LOCAL COM SEGURANÇA

A situação do zoológico em meio a uma guerra que dura há mais de um mês é desesperadora. Sem um plano consolidado para a remoção desses animais, Feldman está tentando, ao menos, salvar animais de pequeno e médio porte, como cangurus, veados e tartarugas. Para a transferência de predadores, por exemplo, seria preciso veículos equipados, medicamentos e segurança para a passagem, o que parece estar longe da realidade“Se isso não acontecer, a única opção que nos resta é colocar os predadores para dormir”, informou Feldman.

+++ Vírus contagioso entre cães se espalha nos Estados Unidos

+++ Humanos transmitem mais doenças para animais, avalia estudo

Ursos encontram-se em condições precárias por conta da destruição causada por bombardeios, além disso, esses animais, assim como leões e tigres, começam a ficar assustados com os barulhos das explosões e, com medo, eles “podem se libertar e ir para Kharkiv ou para aldeias próximas”.

Publicidade

O zoológico preservava mais de 300 espécies de animais, no entanto, o conflito chegou até mesmo a deixar animais do Feldman Ecopark mortos“Os aviários foram destruídos. Toda a infraestrutura foi destruída. Talvez salvemos as pequenas panteras. Mas todos os outros animais provavelmente serão destruídos”.

Publicidade