Poluição do ar aumenta risco de desenvolvimento de doenças autoimunes, conforme estudo

Segundo pesquisadores, o risco de doenças autoimunes pela exposição à poluição do ar é 10% maior

Poluição do ar pode desencadear enfermidades – Unsplash/Maxim Tolchinskiy

Os impactos que o meio ambiente sofre afetam diretamente a saúde pública, e cada vez mais estudos apontam essa relação. Publicada na RMD Open, na última terça-feira, 15, uma pesquisa mostrou que a poluição do ar pode aumentar, acima de 10%, as chances de pessoas desenvolverem doenças autoimunes. “A poluição do ar ambiental tem sido associada à perturbação do sistema imunológico em nível molecular”, afirmaram os cientistas, no estudo. 

Publicidade

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores utilizaram dados médicos de pouco mais de 80 mil pessoas – homens e mulheres – de um banco de informações na Itália. A análise foi feita de uma coleta de junho de 2016 até novembro de 2020. Durante esse período, 12% dos participantes foram diagnosticados com uma doença autoimune.

+++ Poluição do ar pode diminuir a capacidade do espermatozoide em nadar

+++ Medicamentos poluem rios e geram ameaça à saúde pública mundial, conforme estudo 

ESTUDO MOSTRA UM MAIOR RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE ARTRITE REUMATOIDE LIGADO À EXPOSIÇÃO DE ALTAS TAXAS DE POLUIÇÃO DO AR

Com a análise, os pesquisadores detectaram que a exposição a altas taxas de poluição do ar aumentam em 40% o risco de uma pessoa desenvolver artrite reumatoide. “Nosso estudo fornece novas evidências da vida real sobre a ligação entre doenças autoimunes e exposição à poluição do ar”, disse, ao The Guardian, o reumatologista da Universidade de Verona e um dos autores do estudo, Giovanni Adami.

Publicidade

Ainda, os pesquisadores detectaram uma incidência de 20% no surgimento de enfermidades inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn. Adami ressaltou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já classificou a poluição do ar como um dos maiores riscos para a saúde pública

 

 

Publicidade