Pacientes com sintomas leves da Covid podem transmitir o vírus por mais de 30 dias, apontam cientistas

Em alguns casos muito específicos, como em pacientes imunossuprimidos, a transmissão pode ser superior a seis meses

Pacientes com sintomas leves da Covid podem transmitir o vírus por mais de 30 dias, apontam cientistas – Pexels

Estudos conduzidos no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) têm mostrado que, em alguns pacientes com sintomas leves, o coronavírus pode permanecer ativo no organismo por mais de 30 dias, período superior ao de isolamento recomendado até então, que é de catorze dias.

Publicidade

Este mês, os pesquisadores publicaram um artigo na plataforma científica medRxiv relatando casos em que o coronavírus permaneceu ativo no organismo de duas pacientes por mais de trinta dias. Além de terem os sintomas por todo este período, elas também permaneceram transmitindo o vírus.

+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”

E, a conclusão do artigo, que ainda precisa ser revisado pelos pares, é que os dez dias de isolamento recomendados atualmente pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos para casos leves da Covid-19 podem não ser suficientes para evitar novas contaminações.

Além dos dois casos relatados na publicação, o Instituto da USP vem observando outros casos em que o paciente permaneceu com o vírus ativo, inclusive em fase de transmissão, por até cinquenta dias.

Publicidade