bem-estar   / Curiosidade

Você sabia? Estudo aponta que falar sozinho exercita a mente e estimula a memória; entenda

A pesquisa foi desenvolvida pelo psicólogo e pesquisador Gary Lupyan dentro de um supermercado

Redação Bons Fluidos Publicado quarta 24 março, 2021

A pesquisa foi desenvolvida pelo psicólogo e pesquisador Gary Lupyan dentro de um supermercado
Você sabia? Estudo aponta que falar sozinho exercita a mente e estimula a memória; entenda - Pexels

Quem nunca se pegou falando sozinho pelo menos uma vez na vida? Durante a pandemia da Covid-19, então, em que a recomendação continua sendo o isolamento social e a possível permanência dentro de casa, chutamos que a frequência com que as pessoas vêm falando sozinhas aumentou.

Mas falar sozinho é um sinal negativo? Segundo o psicólogo e pesquisador Gary Lupyan, autor do livro "Pre-cueing Effects on Perception, Attention, and Cognitive Penetrability", a resposta é não. Na verdade, ultrapassa a negação e caminha para o sentido de verdadeiros efeitos positivos para o organismo humano.

Em sua pesquisa, o psicólogo reuniu 20 voluntários em um supermercado e solicitou que eles decorassem alguns produtos ou objetos que constavam no local. Porém, parte dos cobaias foram orientados a pronunciar os objetos em voz alta durante o experimento, enquanto outros poderiam apenas passar e observar, sem dizer nada. Ao fim do teste, os que disseram os nomes durante a pesquisa tiveram uma maior facilidade em decorar os produtos. 

Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:05:39 (1842).