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Paciente recebe bebida alcoólica, por engano, de enfermeira

Ao pedir um copo de água, a paciente que já estava com dores no estômago foi surpreendida com cachaça: ”Passei mal, vomitei”

Paciente recebe cachaça ao invés de água – Foto: Zenilda Lisboa/Arquivo pessoal e Pexels/Stephan Müller

Zenilda Lisboa, de 37 anos, chegou ao Hospital Municipal de Santa Teresinha, na Bahia, no último sábado, 12, com dores intensas no estômago. Ao pedir um copo de água para uma enfermeira, foi surpreendida com uma bebida alcoólica. Ao G1, a funcionária Valci dos Santos confirmou o ocorrido e relatou que a situação foi um mal-entendido. 

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Ao ser colocada em observação, Zenilda pediu água porque estava sentindo a garganta seca. “Ela foi buscar a água, e quando voltou com o copo, eu bebi e identifiquei que aquilo não era água. Era bebida alcoólica. Passei mal, vomitei”, relatou a paciente em vídeo compartilhado no G1. A mulher chegou a receber alta, mas precisou retornar ao hospital, pois estava sentindo ardência no estômago. 

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ENFERMEIRA AFIRMA QUE DEU COPO COM BEBIDA ALCOÓLICA POR ENGANO

Conforme a secretaria municipal de Saúde de Santa Teresinha, foi aberta uma sindicância para avaliar o porquê da cachaça estar na unidade de saúde. A enfermeira Valci dos Santos disse que sempre há um recipiente com água no armário da emergência, como forma de agilizar o tempo para o paciente que pedir por água. “Peguei um copo e enchi. Eu estava de máscara, não senti nenhum cheiro. Peguei a água e dei para a paciente”, disse a funcionária. 

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Após queixas da paciente de que o líquido não era água, a enfermeira verificou a bebida. “Tirei a máscara para cheirar e realmente era bebida alcoólica. Estava em uma garrafa de água mineral, porém o líquido dentro não era água mineral”. Após receber cachaça por engano, a paciente Zenilda Lisboa continua internada, esperando resultados de exames realizados. Ainda, segundo a paciente, o hospital ainda não a contatou para atualizar sobre o ocorrido: “Eles agem como se nada tivesse acontecido”.