Publicidade

Outubro Rosa: Especialista relata sinais não tão óbvios do câncer de mama

Vazamento de líquidos pelo mamilo pode ser um indício dessa doença

Outubro Rosa: Especialista relata sinais não tão óbvios do câncer de mama – Freepik

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização ressalta também a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Publicidade

Dessa forma, queremos te informar mais sobre esse assunto para que você sempre tenha um olhar mais afiado para se cuidar e se precaver! 

Para começar, os sintomas iniciais desse câncer estão relacionados com alterações na mama, principalmente com o surgimento de um pequeno nódulo indolor. No entanto, também é importante saber que muitos dos nódulos que surgem no peito são benignos e, por isso, não representam uma situação de câncer. 

 

+++ VEJA TAMBÉM: CISTITE ou inflamação na bexiga urinária: Causa, sintoma, diagnóstico, tratamento e prevenção 

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM:  A oneomania, doença do consumismo exagerado, atinge principalmente as mulheres

 

Além disso, existem sinais dessa doença que não têm nada a ver com esses caroços! Foi o que aconteceu com várias pessoas de acordo com a pesquisa feita em 2016 pelo Instituto UK National Cancer Research no Reino Unido. Uma em cada seis mulheres que descobriu o câncer foi com base em um sintoma menos óbvio que a presença de um nódulo, como anormalidades nos peitos, perda de peso e, um fluido verde vazando dos mamilos, por exemplo.

Publicidade

 

Confira alguns indícios do câncer de mama listados pela Dra. Neelima Denduluri para a IstoÉ para você ficar atenta:

 

Publicidade
  • Pele dos peitos com escamação, irregular ou inflamada;
  • Alterações no mamilo (mudanças repentinas na cor e textura);
  • Vazamento de líquidos pelo mamilo, principalmente verdes e vermelhos, com odor;
  • Inchaço com dor que não desaparece em períodos que não sejam de amamentação ou menstrual;
  • Nódulos no peito.

Por isso, é sempre importante ficar atenta a qualquer mudança que possa estar ocorrendo em seu corpo, além de ir ao médico, acompanhar suas mamografias e exames anuais. Assim, será possível notar qualquer alteração para um diagnóstico e tratamento, independentemente de ser o câncer de mama ou não.