saude   / Efeito Covid-19

Os efeitos colaterais da quarentena para a saúde mental

Com o advento do isolamento social e a mudança brusca na rotina fez com que muitas pessoas sofressem os efeitos da pandemia

VIVA SAÚDE Publicado segunda 16 novembro, 2020

Com o advento do isolamento social e a mudança brusca na rotina fez com que muitas pessoas sofressem os efeitos da pandemia
Saúde mental - Pixabay

Depois de meses, desde o início a pandemia, quando o mundo foi obrigado a enfrentar uma quarentena sem precedentes na história humana, a sociedade se depara hoje com os efeitos negativos do isolamento social.

O impacto na saúde mental já é alarmante em todo o mundo e está tendo consequências.

+++LEIA MAIS: Ter mais sabedoria pode proteger da solidão, indica estudo

Com o isolamento social surgiram novos problemas relacionados ao emocional, ocorrendo uma piora do quadro da saúde mental, com os atendimentos reduzidos ou interrompidos em 93% dos países do mundo. Segundo a pesquisa da OMS; nos países das Américas, houve uma interrupção de 100% em pelo menos algum serviço de atendimento à saúde mental.

Entre os problemas mentais mais específicos, a ansiedade e a depressão aumentaram consideravelmente.

A ansiedade e a depressão tiveram seu aumento, na maioria dos casos, pela quebra de rotina e o afastamento do afeto presencial dos familiares, principalmente entre os idosos, considerados grupos de risco, e entre outros grupos sensíveis, como os autistas.

Os autistas também sofreram as consequências, uma vez q perdeu-se completamente um dos fatores primários para o equilíbrio emocional desse grupo: A rotina. 

“A saúde mental de grande parte de toda população em geral, está sendo afetada; seja pelo medo da contaminação, pela quebra na economia e aumento do desemprego, ou mesmo pela falta de perspectiva no futuro” – completa a neuropsiquiatra Gesika Amorim.

Apesar desses aumentos, vale lembrar que vários profissionais que cuidam da nossa mente, como psicólogos e psiquiatras, começaram a atender de forma remota, tentando não paralisar os tratamentos e colocar a consciência de que o isolamento, mesmo incômodo, é para um bem maior.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 06:33:25 (831).