saude   / Bem-estar

Os "dez mandamentos" de uma alimentação saudável para uma vida mais leve

A autora Bruna Pavão, do livro "Receitas para Esportistas", elaborou todas as regras para quem quer seguir uma boa alimentação

VIVA SAÚDE Publicado segunda 3 agosto, 2020

A autora Bruna Pavão, do livro
Comer mais porções de frutas por dia e, claro, beber água são alguns dos mandamentos - Pexels

Nunca se falou tanto sobre a importância de uma alimentação saudável, como atualmente, principalmente com o advento de alimentos "low carb" (baixas taxas de carboidratos), sem açúcares, etc.

Pensando nisso, Bruna Pavão, autora do livro "Receitas para Esportistas", elaborou os "dez mandamentos" para quem quer seguir uma alimentação bacana e, consequentemente, ter uma vida mais leve e saudável.

OS DEZ MANDAMENTOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1) Tenha cinco cores diferentes no prato

Quanto mais colorido for, mais as chances dele conter uma quantidade ideal de todos os nutrientes necessários

2) Experimente novos alimentos

Esteja aberto para novos sabores e tente, pelo menos, uma vez na semana, experimentar algo novo. Pode ser tanto em casa, quanto em um restaurante.

3)  Beba água

Essa pode ser colocada como uma das mais importantes da lista. Quanto mais hidratado seu corpo estiver, melhor ele funcionará. Coloque uma garrafa de 1 litro ou 500 ml à sua disposição em casa ou no trabalho. Beba 1 litro no período da manhã e 1 litro no período da tarde.

4) Mastigue bem os alimentos

Evite comer muito rápido e sem prestar atenção na mastigação. Quanto melhor mastigarmos os alimentos, melhor será a nossa digestão.

5) Consuma de 2 a 3 porções de furtas por dia

As frutas são ricas em vitaminas, fibras, além também de darem a sensação de saciedade. Se você não consome nenhum tipo de fruta, acrescente pelo menos 1 porção no seu dia. Vá aumentando essa porção aos poucos! Com o tempo, o seu corpo vai se acostumar e pedir mais!

6)   Evite doces industrializados e cheios de açúcar

Tente substituir esses tipo de alimentos por algumas opções naturais, como tâmaras, castanhas, damascos, ou até um chocolate amargo.

7) Coma sentado à mesa

Evite ao máximo fazer as refeições no sofá, cama ou até no carro.

8) Coma sem distrações

Evite fazer as refeições assistindo à televisão, trabalhando ou dando aquela espiada nas redes sociais. É essencial prestarmos atenção naquilo que estamos oferecendo ao nosso corpo.

9) Seja exemplo

Pode ser tanto para seus filhos, filhas, pai, mãe, irmãos ou irmãs. Ao vivenciarem e verem a sua mudança de hábito, para algo mais saudável, pode servir como estímulo para que também comecem a levar uma vida mais saudável.

10) Exercite-se

Praticamente todos sabem dos benefícios, tanto físicos quanto mentais, dos exercícios. Então, faça de forma regular, mas importante: Sempre com um acompanhamento de um profissional da área.

Último acesso: 23 Sep 2021 - 12:36:12 (3).