OMS orienta Ucrânia a destruir patógenos em laboratórios, para evitar possível acidente
A OMS recomenda a destruição de vírus e bactérias que serviam para pesquisa na Ucrânia como forma de evitar um acidente que ameace a saúde pública
A OMS recomenda a destruição de vírus e bactérias que serviam para pesquisa na Ucrânia como forma de evitar um acidente que ameace a saúde pública
A Ucrânia possui laboratórios com patógenos que contribuem para a pesquisa de doenças que podem ameaçar a saúde de seres humanos e animais, como o vírus da covid-19, assim como em outras nações. Os estudos laboratoriais no país são apoiados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas, por conta da guerra no território ucraniano, a entidade fez uma incisiva recomendação ao país, segundo a Reuters: que os vírus e as bactérias nesses ambientes sejam destruídos.
A recomendação da OMS é uma preocupação com a saúde pública, já que, com os bombardeios provocados pelas tropas russas, laboratórios podem ser afetados e, com isso, haveria um escape de vírus e bactérias que desencadeiam doenças. “Como parte deste trabalho, a OMS recomendou fortemente ao Ministério da Saúde da Ucrânia e outros órgãos responsáveis que destruam patógenos de alta ameaça para evitar possíveis derramamentos”, disse a entidade à Reuters.
+++ OMS alerta risco para a saúde da mulher, em meio à guerra na Ucrânia
+++ Suprimentos hospitalares estão a caminho da Ucrânia, diz OMS
Conforme a OMS, em contextos de ameaça, laboratórios precisam analisar formas seguras de descartar vírus e bactérias, que servem para pesquisa, para evitar acidentes. Nesse caso, o órgão ofereceu ajuda técnica e coordenação para a eliminação desses patógenos.
“Faz parte da nossa missão fornecer conselhos de saúde pública a todos os países para tentar garantir que haja um risco minimizado de qualquer dano à população por causa de qualquer possível derrame acidental de patógenos”, disse a OMS. Mas, não foram informados mais detalhes sobre os tipos de vírus e bactérias presentes em laboratórios ucranianos.