saude   / Equilíbrio

Não exagere! Frutas secas, cacau e água podem fazer mal em excesso; veja mais

O ideal, principalmente para os vegetarianos, é variar os alimentos

VIVA SAÚDE Publicado quinta 17 setembro, 2020

O ideal, principalmente para os vegetarianos, é variar os alimentos
Não exagere! Frutas secas, arroz e água podem fazer mal em excesso - Freepik

Provavelmente, você já ouviu o ditado popular "a diferença entre o remédio e o veneno é a dose". E isso também é verdade em relação ao consumo de certos alimentos.

Apesar de alguns serem considerados saudáveis e proporcionarem benefícios, em quantidades excessivas fazem mal ao organismo. Por isso, o equilíbrio é a palavra-chave e, em alguns casos, previne problemas de saúde como intoxicações e mal-estar. 

Por isso, a nutricionista Manuela Pastore deu uma dicas bem interessantes ao Portal Corriere della Sera sobre os alimentos que apesar de serem realmente muito saudáveis, em excesso, podem ser tóxicos. Veja:

 

+++ VEJA TAMBÉM: O café descafeinado pode ser melhor para sua saúde do que o comum; entenda mais
+++ VEJA TAMBÉM: Do oriente ao ocidente! Segundo a cultura chinesa, beber água quente previne acne e ajuda a perder peso; entenda

 

Espinafre e cacau

Espinafre, acelga, beterraba, mas também o quiabo, o kiwi, as frutas vermelhas, o cacau, cereais integrais e chá preto são comidas que mais contêm oxalatos, compostos que, ao se juntarem ao cálcio, podem levar à formação de pedras nos rins.

“No mundo ocidental, a grande maioria dos casos de pedras nos rins são compostos propriamente de oxalato de cálcio”, disse Manuela.

O ideal, principalmente para os vegetarianos, é variar a dieta ao invés de se concentrar apenas em um grupo alimentar. Um prato colorido provavelmente pode assegurar a variedade necessária de vitaminas e minerais.

 

Atum, peixe-espada e outros peixes

Peixes são considerados alimentos preciosos por possuírem proteínas nobres, minerais e gorduras do bem que protegem o organismo. Mas seu consumo exagerado nos expõem à contaminação por metais pesados, principalmente mercúrio.

O alimento não deve ser consumido mais de duas vezes por semana dependendo da espécie.

Os peixes mais perigosos são o peixe-espada, o atum, o lúcio (predador de água doce), os tubarões e cações.

 

Frutas secas

São realmente super saudáveis, contêm gorduras preciosas que combatem o colesterol ruim, antioxidantes, fibras e minerais, mas o problema delas são as calorias. Apenas cem gramas de nozes contém 689 calorias e, cem gramas de amêndoas, 603 kcal. Por isso devem ser consumidas sem exageros.


E o quanto é exagero? Claro que depende de cada organismo mas via de regra, mais de quinze gramas por dia é demais, ou seja, mais de três ou quatro nozes, castanhas, ou amendoins.


Quem tem problema de intestino irritável também deve estar atento e não ultrapassar os limites.


Água


Até água em excesso faz mal, já que pode causar a hiponatremia, um transtorno metabólico causado por um desequilíbrio hidroeletrolítico no organismo, levando a uma concentração anormalmente baixa de sódio no sangue. 


O consumo adequado seria em média de dois litros e meio para homens e, dois litros para mulheres.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 03:34:51 (350).