Conecte-se com a Terra: saiba porquê abraçar árvores pode ser benéfico para sua saúde mental

Saber apreciar elementos simples da vida e estar constantemente conectado com a natureza pode ser a saída para momentos de esgotamento mental

Redação Bons Fluidos Publicado quinta 17 setembro, 2020

Saber apreciar elementos simples da vida e estar constantemente conectado com a natureza pode ser a saída para momentos de esgotamento mental
Conecte-se com a Terra: saiba porquê abraçar árvores pode ser benéfico para sua saúde mental - Freepik

As árvores são elementos da natureza fundamentais para o funcionamento do ecossistema. Isso porquê, nas florestas, elas fornecem habitat, madeira e biodiversidade. Nas cidades, eles podem mitigar o efeito da ilha de calor urbana resfriando o ar e reduzindo os gases de efeito estufa.

Embora muitos já sabem sobre os benefícios das árvores no meio ambiente, há pessoas que desconhecem as evidências crescentes de que as árvores também são boas para nossa saúde mental.

Culturas ancestrais já diziam que humanos estão intimamente ligados a natureza, mas foi após o surgimento de novas ciências e filosofias  que esta teoria ganhou evidências mais credíveis nas últimas décadas. 

O biogeógrafo E.O. Wilson, defendeu em seu livro de 1984, Biophilia, que humanos gostam naturalmente de estar perto de outros seres vivos e isso inclui plantas e árvores. Uma maneira fácil de explicar esta teoria é o fato de muitas pessoas preferirem cenários de natureza ao invés de cenários urbanos. 

Outra evidência que comprova a nossa conexão com a natureza, são os estudos que apontam que donos de animais de estimação, como cães e gatos, vivem mais felizes e saudáveis mentalmente do que aqueles que não tem animais por perto. 

Mas, o que tem a ver abraçar árvores?

Para descobrir, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 03:17:24 (351).