Publicidade

Não é só protetor solar! Entenda tudo sobre o Câncer de Pele e como se previnir

Este tipo de câncer é bastante comum nos brasileiros e pode ser evitado com ações simples no cotidiano

Entenda tudo sobre o câncer de pele – Retha Ferguson

O câncer de pele é um dos tipos desta doença mais comuns no Brasil. Sabia que a cada 3 diagnósticos de câncer, 1 é de pele, segundo a SBD, a Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Publicidade

Além deste dado preocupante, o INCA, Instituto Nacional do Câncer, registra cerca de 180 mil novos casos de Câncer de Pele, que pode até levar o paciente a óbito.

Mas calma! Apesar desta doença ser algo grave e que tem que ser levada a sério, tem medidas de prevenção tidas como “simples”, e talvez seja por isso mesmo que a população relaxe nas cautelas.

Em uma entrevista com o dermatologista Thales Bretas, ele fala sobre a importância de se previnir sobre a doença.

“A exposição excessiva ao sol é a principal causa do câncer de pele. Além disso temos uma importante influência genética. Não tem uma idade certa, porque depende da herança genética e da exposição solar ao longo do tempo“, disse o médico.

Publicidade

Thales ainda comentou sobre as medidas de prevenção e citou o maior aliado das pessoas: O protetor solar!

“O principal meio de prevenção é realmente a proteção solar. As radiações solares ultravioleta A e B são as principais causadoras do câncer de pele. Se evitar o sol, está evitando, em grande parte, contrair a doença. Quando for à praia ou ao clube, evite as queimaduras de sol usando sempre um filtro solar (com fator de proteção maior que 30) e reaplique toda vez que for à água ou de 3 em 3 horas. Outro fator importante é evitar a exposição solar entre 10 da manhã e 4 da tarde“, disse ele.

Sobre o tratamento, Thales comentou sobre os diferentes tipos de câncer de pele e como isso interfere nos tratamento: “Dentre os carcinomas de pele, o basocelular é de maior incidência e o mais facilmente tratável porque a chance de metástases é pequena. Para esse tipo de câncer, a cirurgia é curativa e o tumor é retirado com uma margem mínima de segurança, não precisando fazer quimioterapia nem radioterapia na maior parte dos casos. Já o melanoma é um tipo de câncer mais agressivo que pode ser curado com cirurgia ou exigir um tratamento quimioterápico, dependendo do estágio do tumor“.

Publicidade

Por fim, ele falou sobre os sintomas que podem indicar um câncer de pele: “O melanoma, em geral, é uma mancha escura (mais escura que as demais), irregular, que cresce num ritmo mais acelerado e pode ter vários tons de cor. Já o carcinoma basocelular, que é o mais comum e mais curável, geralmente, é uma lesão elevada que sangra facilmente, têm pequenos vasos sanguíneos, uma superfície mais perolada, mais brilhante e a dermatoscopia (exame feito por dermatologistas em consultório) é bem típica com os vasos tortuosos.“.

 

 

Publicidade