Publicidade

Kim Kardashian sofreu com artrite psoriásica para usar vestido de Marilyn Monroe

A socialite Kim Kardashian, que já tem psoríase, explicou como desenvolveu artrite psoriásica durante processo para o Met Gala: “Doloroso”

Kim Kardashian teve artrite psoriásica para usar vestido de Marilyn Monroe
Kim Kardashian teve artrite psoriásica para usar vestido de Marilyn Monroe – Instagram/kimkardashian

A artrite psoriásica é caracterizada por manifestações cutâneas e articulares. Vale ressaltar que, conforme a Bio-Manguinhos/Fiocruz, o termo psora vem do grego, que significa prurido/coceira. Essa foi a condição que afetou socialite Kim Kardashian em um processo para utilizar um dos vestidos emblemáticos de Marilyn Monroe (1926-1962) no Met Gala 2022.

Publicidade

KIM KARDASHIAN JÁ SOFRE COM PSORÍASE

A aparição de Kim utilizando o vestido de Monroe rendeu muita polêmica. Mas, antes disso, a Kardashian precisou lidar com um problema sério de saúde. Em uma entrevista para a revista Allure, a mãe de North West revelou que já sofre com psoríase e, em meio a uma dieta radical para o evento, o estado da doença se agravou a ponto de desenvolver uma artrite psoriásica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), estima-se que entre 5% a 40% das pessoas que sofrem com psoríase podem ser acometidas por dores e inflamações nas articulações. Kim Kardashian mudou a alimentação radicalmente para perder 7 kg para utilizar o vestido de Marilyn Monroe. “A psoríase se espalhou pelo meu corpo e eu tive artrite psoriásica, então não conseguia mover minhas mãos”, revelou a socialite.

Conforme a SBR, geralmente, os problemas com a artrite surgem depois que o paciente já possui a psoríase. Mas existem alguns casos em que ocorre o contrário. Lesões nas unhas, extensão do envolvimento cutâneo e questões genéticas em relação à artrite psoriásica são alguns dos fatores que a Bio-Manguinhos/Fiocruz destaca como chances da doença se desenvolver.

Kim Kardashian foi acometida por dores e inchaços nas articulações, além de sofrer com rigidez. “Eu estava surtando! Foi muito doloroso e eu tive que ir a um reumatologista que me receitou um esteróide”.

Publicidade

É importante destacar que a implementação de uma dieta não deve ser feita sem o acompanhamento de um profissional que, por sua vez, irá realizar orientações de acordo com cada organismo.